Na última terça-feira (17), o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, através da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT), promoveu no auditório do CTP-15, uma Roda de Conversa com o tema “Conversando sobre as clínicas do trabalho”.
O evento recebeu um bom número de psicólogos e foi ministrado pela professora doutora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e psicóloga Cristina Camelo Azevedo (CRP-15/0478), atuante nas áreas de educação, saúde e trabalho.
Para o psicólogo e presidente do CPOT, Gabriel Anderson Alves (CRP-15/1833), o público foi bastante receptivo ao tema da Clínica do Trabalho e interagiu muito na roda de conversa. “A psicóloga que trouxe o tema em questão abordou as concepções do que são as clínicas do trabalho a partir de vários teóricos que contribuem para essa linha do pensamento, onde enxerga o trabalhador em sua subjetividade, ou seja, convidou os psicólogos a irem além do trabalho prescrito, dos processos de trabalho em si como avaliação de desempenho, descrição de cargos, ampliando o olhar para o trabalhador enxergando nele como esse trabalho pode afetar sua subjetividade”, explicou.
O presidente do CPOT acrescentou que esse é um trabalho como agente de mudanças onde o psicólogo não trabalha sozinho, mas em parceria com outros atores da organização onde o trabalhador está inserido.