Nos dias 07 e 08 de junho aconteceu em Maceió, no Centro Universitário Cesmac, o I Seminário Internacional sobre Pesquisa Qualitativa nos diferentes Campos do Saber, e a continuidade do V Encontro de Psicologia, Fenomenologia e Realidade Brasileira. O tema do evento foi: Universalização do conhecimento – Diálogo entre as Ciências.
O Presidente do CRP-15, José Félix Vilanova Barros (CRP-15/0160), parte integrante da mesa de abertura, destacou a relevância do evento para a categoria como forma de aproximação dos estudantes e profissionais para discussão da temática escolhida. “Gostaria de parabenizar o Centro Universitário Cesmac pela iniciativa em realizar um evento de tamanha importância para o estado de Alagoas. O encontro destacou os avanços relacionados as produções de conhecimento realizadas aqui em em todo o país, através da coleta de dados na pesquisa qualitativa. Para todos os envolvidos nessas produções, o evento se torna indispensável, pela preocupação com a veracidade das informações recebidas como ferramenta de credibilidade social. O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas nada mais faz do que a sua obrigação em prestigiar e apoiar eventos dessa natureza aqui no Estado, e torcer para que os frutos dos debates desses dois dias venham trazer ganhos para toda a sociedade alagoana”.
Segundo a Profª Sônia Helena Costa Galvão de Lima (CRP-15/0140), Coordenadora do curso de Psicologia do Cesmac e membro da Comissão organizadora do evento, o objetivo foi construir uma ponte de saberes entre as instituições de ensino públicas e privadas como forma de expandir o debate. “O I Seminário de Pesquisa Qualitativa e o 5º Encontro de Psicologia Fenomenológica, agora sediado em Maceió, o último foi promovido pela Universidade Federal de Uberlândia, foi produzido através da criação de uma rede de parcerias com interesses institucionais. Para isso, contamos com o apoio de várias instituições alagoanas, como o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, as Secretarias de Cultura e de Tecnologia, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas- FAPEAL, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL, a Universidade Federal de Alagoas- UFAL, entre outras. Nosso evento buscou promover uma interlocução entre instituições de ensino, através dessa rede de parcerias, com o objetivo de reunir acadêmicos e profissionais interessados em debater e conhecer mais sobre a Pesquisa Qualitativa e a Psicologia Fenomenológica”.
No segundo dia do encontro, a Psicóloga e Vice-presidente do CRP-15, Laeuza Lúcia da Silva Farias (CRP-15/0229), concedeu uma palestra sobre Políticas Públicas de Saúde Mental, onde abordou a importância da disseminação da temática e da mobilização da categoria em prol da sociedade. “Acredito que o evento realizado dentro de uma instituição, pioneira na área da Psicologia em nosso estado, como o Cesmac, se reveste de grande importância. Não é sempre que temos a oportunidade de falar sobre as Políticas Públicas de Saúde Mental, e ressaltar a relevância do papel do Psicólogo nesse contexto, abordando toda a luta construída desde a Reforma psiquiátrica, e todas as mudanças seguintes no cenário da Saúde Mental em nosso país. O diálogo dentro das instituições de ensino contribui com o crescimento profissional dos acadêmicos, e ajuda a própria Psicologia a se atualizar, a acompanhar os novos tempos e todas as mudanças que ocorrem constantemente na política, na sociedade. É uma grande honra e um grande prazer poder compartilhar e contribuir com essa disseminação de conhecimento”.
O dois dias de evento foram marcados pela participação ativa dos acadêmicos e profissionais presentes, reforçando o progresso da categoria no estado de Alagoas.