Destaque

CRP-15 sedia Seminário de Práticas Integrativas e Complementares e a Psicologia

Na última segunda-feira (14), aconteceu no auditório do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas – CRP-15, o Seminário de Práticas Integrativas Complementares e Psicologia. O encontro reuniu profissionais e acadêmicos para incentivar a discussão sobre as práticas integrativas dentro do contexto da Psicologia, abordando a última adição de dez novos recursos terapêuticos ao Sistema Único de Saúde – SUS, ligados ao Plano Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC, e o reconhecimento da atuação do profissional Psicólogo sobre elas.

A utilização das práticas integrativas pelo profissional da Psicologia é autorizada pela portaria nº 633 de 28 de março de 2017, mas vai de encontro à Lei n.º 4.119, de 27 de agosto de 1962, que regulamenta a profissão do Psicólogo, seguindo as Resoluções do Conselho Federal de Psicologia – CFP, nº 10 e 11 de 1997, que estabelecem critérios para o exercício profissional do Psicólogo, associados a práticas que não estejam de acordo com os critérios científicos estabelecidos no campo da Psicologia. Um dos objetivos principais do evento foi buscar discutir esse impasse, desenvolvendo novas formas de adaptação das práticas no exercício profissional.

Após as considerações iniciais, realizadas pela Psicóloga e Vice-presidente do CRP-15, Laeuza Lúcia da Silva Farias (CRP-15/0229), a mesa de abertura foi formada pelas Psicólogas Emilene Andrada Donato (CRP-15/2573) e Renata Cristina Dantas da Silva (CRP-15/2331), pelo Psicólogo Carlos Frederico de Oliveira Alves (CRP-15/2086) e pela Profª Ma. em Antropologia, Silvia Aguiar Carneiro Martins. O debate foi mediado pelo Psicólogo e Conselheiro do CRP-15, Liércio Pinheiro de Araújo (CRP-15/0364).

A Vice-presidente do CRP-15, Psicóloga Laeuza Lúcia da Silva Farias (CRP-15/0229), declarou suas expectativas sobre os frutos do evento, através da presença da categoria, e a importância da participação ativa do CRP-15 na resolução desses impasses. ” Eu acredito que essa discussão, através de um seminário com a temática das práticas integrativas e a relação com a Psicologia, seja essencial. Na realidade, o Sistema Único de Saúde já abre essa perspectiva para os profissionais psicólogos, mas nós temos um dilema do ponto de vista ético e jurídico com relação às nossas normas pré-estabelecidas. O fato de estarmos juntos, tentando estabelecer esses limites e identificar suas ligações com o exercício da Psicologia, faz com que nossa categoria avance e evolua na própria concepção que temos de Psicologia, como também na relação que a Psicologia vai ter com essas práticas. O objetivo do Conselho é fazer o seu papel, orientando da melhor forma possível o exercício profissional e a ética, sempre visando o bem-estar do cliente. É um debate extremamente rico, e ainda abre possibilidades para que possamos, em outros momentos e outros espaços, continuar aprofundando a questão das práticas integrativas complementares e sua relação com o exercício da Psicologia”.

O evento foi definido como ferramenta de difusão da temática, ao olhar da Psicóloga Emilene Andrada Donato (CRP-15/2573). “Foi um momento muito rico. Conseguimos avançar no debate, na troca de informações e nas críticas sobre a realidade atual no contexto macro político discutindo todo o cuidado, onde ele acontece, mais especificamente, dentro da realidade do Sistema Único de Saúde. Debatemos qual Saúde a gente quer, qual Psicologia queremos trabalhar, quais são os nossos desafios e como podemos mobilizar outros atores da área da Saúde para se aproximarem dessa discussão. É necessária a busca pela informação, dessa mesma forma, dentro das políticas públicas, através de processos de trabalho, da educação permanente em saúde, alcançando a complexidade do saber fazer no cotidiano das nossas vidas. E aí onde a Psicologia está. Então é nítida a importância do evento de hoje para disseminação de conhecimento, de reconhecimento e dos desafios sobre as práticas integrativas e complementares da saúde”.

O momento foi marcado pela discussão aberta sobre o tema proposto, com participação ativa entre os presentes, reiterando o compromisso do Conselho no desenvolvimento da Psicologia no estado de Alagoas.