Nesse último final de semana, o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, representado pela COEPAS, através da Psicóloga e conselheira Zaíra Rafaela Lyra Mendonça (CRP 15/2558), esteve em Brasília, no 1º Encontro de 2018 da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Nacional (CONPAS), para discutir pautas de todos Conselhos regionais do País.
O encontro trouxe a importância da atualização de demandas da Assistência social em nível nacional e compartilhamento do cotidiano dos outros CRs, além do fortalecimento do exercício profissional no âmbito do SUAS, debatendo temas importantes em seu contexto, como judicialização, produção de documentos e questão éticas e disciplinares que permeiam a política pública. Assuntos pontuados na organização do plano de trabalho de 2018, realizado em janeiro deste ano.
Uma das pautas de comprometimentos de todos CR’s, foi com a “Campanha de Combate ao Preconceito contra a Usuária e o Usuário da Assistência Social”. Com o slogan “O Suas é meu, o Suas é seu, o Suas é de quem tem direito”, a campanha conta com a disseminação de materiais como vídeo, cartazes e folhetos, provocando na sociedade a discussão sobre a realidade dos cidadãos que usufruem os benefícios, programas e serviços da Assistência Social.
A CONPAS foi criada em 2014 e sua comissão é composta por um núcleo executivo indicado pelo Conselho Federal de Psicologia e todos Conselhos regionais. Considerando que temos 251.065 psicólogos ativos no país, o campo da Política de Assistência Social representa 9,11% dos psicólogos, que objetivam quatro focos de ação: Atuação Profissional, Relações e Condições do Trabalho, Organização Ético-Política do Profissional e Defesa e Fortalecimento dos Direitos de Proteção Socioassistenciais.
A próxima reunião será em outubro de 2018 e precisará contar com a contribuição da categoria, na discussão de pautas construídas nesse primeiro encontro, que precisará ter uma devolutiva, de questões que vem sendo sucateados dentro do atual governo. Logo, o CRP-15 buscará ofertar eventos e encontros para discussão e soma dentro das questões do SUAS em nosso Estado.
Confira aqui o vídeo da Campanha de Combate ao Preconceito contra a Usuária e Usuário da Assistência Social: https://youtu.be/3wz8qM4Qj2w