Notícias

CRP-15 promove encontro multiprofissional para discussão de jovens em conflito com a lei

Na última quarta-feira (28), o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas promoveu, através de sua Comissão de Psicologia Jurídica, um Encontro Multiprofissional com o tema: Dos aspectos psicojurídicos dos adolescentes em conflito com a lei. O encontro aconteceu no auditório do CRP-15 e reuniu profissionais e acadêmicos de várias áreas para um debate aberto, buscando uma maior compreensão da temática abordada. 

A Psicóloga e Vice-Presidente do Conselho, Laeuza Lúcia da Silva Farias (CRP-15/0229), destacou a reunião das diversas categorias no evento, como uma ferramenta de união e desenvolvimento da sociedade em geral. “Nos dias de hoje cada vez mais temos que nos preocupar com a transdisciplinariedade. Através dela que podemos construir um diálogo amplo, com a junção do olhar de cada categoria aqui presente, nos orientando na abordagem e na compreensão de algo tão especial quanto a questão da criança e do adolescente dentro dos aspectos psicojurídicos”. 

A Psicóloga, Presidente da CPJ do CRP-15 e Superintendente da Superintendência de medidas educativas – SUMESE, Denise Maria Alcides Paranhos (CRP-15/3756), pontuou o objetivo do encontro como forma de esclarecimento da temática no contexto acadêmico e profissional. “Ainda existe um preconceito muito grande mediante as medidas socioeducativas. Há sempre essa suposição de que os adolescentes são marginais, como nós escutamos muito. Adolescentes são adolescentes e precisam de apoio, precisam das políticas públicas para viver em uma sociedade menos violenta. O trabalho das medidas socioeducativas é multidisciplinar, envolve vários profissionais de diversas categorias, e busca sempre educar para reinserir esse indivíduo na sociedade. Socioeducação, como o próprio nome já diz, significa socioeducar.”. 

A Assistente Social e Coordenadora do Núcleo de Assistência Social da Superintendência de medidas educativas – SUMESE, Taysa Chystina Oliveira de Brito (CRESS 3800/16), reiterou sua satisfação com o resultado do evento, como forma de tirar dúvidas da categoria sobre um tema tão atual em nossa sociedade. “É importante trazer essa visão transdisciplinar, tanto para os profissionais das diversas áreas aqui presentes, como para o meio acadêmico e até mesmo para os orgãos fiscalizadores, pois isso proporciona mais visibilidade, destacando o trabalho do profissional dentro do socioeducativo fazendo um recorte direcionado para o privado de liberdade”. 

Regina Celi Martins Pereira (OAB/AL 12.582), Advogada, Assistente Social e Mestranda em Antropologia Social pela UFAL, também reforçou a necessidade de uma maior abordagem do tema no contexto social. “A realidade do sistema ainda é muito distorcida em sociedade, e é enriquecedor para a sociedade em geral a promoção de eventos que busquem esclarecer e aproximar os cidadãos da verdade, do real, do que realmente acontece no dia a dia”. 

O evento foi marcado pela participação ativa dos profissionais e estudantes presentes, além de proporcionar uma grande troca de conhecimentos, reiterando o apoio e o compromisso do Conselho Regional de Psicologia em prol do desenvolvimento de toda a sociedade alagoana.