Durante o mês de janeiro, nós do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, enquanto órgão defensor da sociedade, orientador e regulamentador do exercício profissional, promovemos e apoiamos em todo o Estado, ações voltadas para disseminação da campanha Janeiro Branco. O nosso objetivo principal foi conscientizar a sociedade alagoana sobre a importância da psicoeducação, dentre cuidados e preservação da saúde emocional, independente de gênero, idade ou classe social.
A campanha teve por finalidade fomentar e estimular o surgimento de uma cultura de Saúde Mental, e nós, enquanto cidadãos, temos por obrigação cobrar o desenvolvimento de ações que visem o combate ao adoecimento mental, por meio de políticas públicas voltadas para o bem-estar da população.
Nessa jornada conquistamos parceiros que fortaleceram nossa luta na busca do crescimento e da reflexão, individual e coletiva, sobre a relevância dessa temática no dia a dia, em uma causa que busca a sensibilização das mídias e das grandes instituições, públicas e privadas, para que se tornem ferramentas de criação e apoio das iniciativas socioculturais que valorizem todo o universo da saúde emocional.
Essa conquista foi marcada pela promulgação da Lei Estadual de número 7.984 de 23 de Janeiro de 2018, que inclui no Calendário Oficial de Eventos de todo Estado, o Janeiro Branco, sendo o mês de Janeiro dedicado à realização de ações educativas para a difusão da importância da prevenção dos cuidados à Saúde Mental, com o comprometimento de todas Secretarias Estaduais, o que também fortalece a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Alagoas. O engajamento dos profissionais da Psicologia foi essencial para essa vitória em defesa de uma cultura de valorização da saúde emocional, na esfera social e no dia a dia da população alagoana.
Para todos os parceiros e colaboradores, individuais e institucionais, que estiveram ao nosso lado, seja na capital ou no interior, e que disponibilizaram seu tempo e seu entusiasmo em participar, em especial ao Governo do Estado, que se mostrou presente e ativo durante todas as atividades realizadas em Alagoas, apoiando e acreditando na construção de uma nova fase da saúde mental em nossa região, deixamos aqui nossa gratidão. Sem o empenho e dedicação dos mesmos, não conseguiríamos tamanha conquista.
Alagoas tornou-se mais um Estado defensor e disseminador da saúde mental, no qual profissionais da saúde, estudantes, empresas, instituições e figuras políticas abraçaram a causa, e hoje estão à frente da busca diária por ações em prol de uma cultura de saúde emocional, pois quem cuida da mente, cuida da vida.
Parabéns a todos envolvidos.
Parabéns a Alagoas, por mais uma conquista histórica em sua trajetória!
Conselho Regional de Psicologia- 15ª Região