Notícias

CRP-15 sedia Fórum Ético sobre Saúde Mental, Ética e o Exercício Profissional

Na última quarta-feira (24), aconteceu no auditório do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, o Fórum Ético, realizado pela Comissão de Orientação e Ética do CRP-15. O evento reuniu profissionais e acadêmicos em um debate aberto sobre o tema: Saúde Mental, Ética e Profissionalismo.

O encontro objetivou a criação de um momento de reflexão, discussão e orientação sobre o exercício da psicologia alagoana na área de saúde mental, fortalecendo o diálogo e o fazer profissional da categoria nas políticas de saúde pública, em especial no campo da Saúde Mental. A mesa facilitadora contou com o Psicólogo e Presidente da Comissão de Orientação e Ética do CRP-15, Manoel Vieira de Carvalho Alencar  – CRP15/2121; o Psicólogo, Secretário do Grupo Intersetorial da Saúde Mental de Alagoas – GISMAL e membro da equipe da Gerência de Atenção Psicossocial da Sec. Mun. de Saúde de Maceió, Fabiano Barros Vasconcelos Leirias – CRP15/2728; a Psicóloga e Vice-Presidente do CRP-15, Laeuza Lucia da Silva Farias (CRP-15/0229) e o Jornalista e representante da Campanha Janeiro Branco, Vitor Luz.

 

O Psicólogo e Presidente da Comissão de Orientação e Ética do Conselho, Manoel Vieira de Carvalho Alencar (CRP-15/2121) ressaltou o sucesso do evento e suas expectativas para realização contínua de encontros como esse. “É uma satisfação promover o primeiro fórum 2018 da Comissão de Ética aqui em Maceió, abordando uma temática de extrema importância por englobara ética, o exercício profissional e a saúde mental, fazendo referência a Campanha do Janeiro Branco. Contamos hoje com grande participação de profissionais e acadêmicos da Psicologia que vieram debater e prestigiar as contribuições dos nossos palestrantes. Nosso objetivo foi, nesse momento inicial, abrir a discussão para iniciarmos a busca, junto com a categoria, de melhoriasno exercício profissional dentro da Saúde Mental, seja ela pública ou privada”.

 

A Psicóloga e Vice-Presidente do CRP-15, Laeuza Lúcia da Silva Farias (CRP-15/0229) parabenizou a organização do evento e destacou a importância da disseminação da temática abordada. ” Falar sobre a importância da organização de eventos que envolvam uma discussão ética e técnica do fazer da Psicologia é sempre muito importante. Em nossa atuação profissional é inevitável o encontro de impasses, é algo intrínseco ao trabalho do Psicólogo, e  reservarmos um momento para comentar algumas discussões e abrir espaço para que essas dúvidas sejam solucionadas é essencial para o desenvolvimento de toda a categoria. Parabenizo a Comissão de Orientação e Ética pela iniciativa em promover um momento para compartilhamento dessas experiências. Fico muito feliz com a presença dos nossos colegas Psicólogos e dos acadêmicos da Psicologia que estão sempre prestigiando as ações do Conselho Regional de Psicologia da 15ª Região”.

O evento foi marcado pela participação ativa dos profissionais e estudantes presentes, além de proporcionar uma grande troca de conhecimentos, reiterando o apoio e o compromisso do Conselho Regional de Psicologia em prol do desenvolvimento de toda a categoria no estado de Alagoas.