Destaque

CRP-15 movimenta Alagoas com campanha Janeiro Branco

Campanha Janeiro Branco nasceu na cidade de Uberlândia (MG), em 2014, e é fruto do engajamento de psicólogos locais e nacionais, envolvidos na promoção da Saúde Mental e cientes da necessidade de amplificar o assunto para todos os setores da sociedade, uma vez que discutir a temática é investir em qualidade de vida e combater o crescimento de casos como transtornos de ansiedade, transtornos depressivos, suicídios e dependências psicoativas, por exemplo.

Em 2018, a campanha traz o tema “Por uma cultura da Saúde Mental”, destacando seu objetivo de construção de hábitos saudáveis para saúde emocional que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas. Em Alagoas, a criação e o desenvolvimento de ações sociais vem crescendo a cada ano, agregando cada vez mais avanços para categoria e para sociedade de maneira geral.

O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas apoia e incentiva a difusão dessa campanha como forma de conscientização social, por englobar uma causa relevante em âmbito mundial. O CRP-15, enquanto defensor da sociedade e do exercício profissional de qualidade, demonstra seu compromisso com a promoção da saúde emocional, através da disseminação e publicidade de ações que visem o combate ao adoecimento emocional dos indivíduos.

Esse ano, a programação ofertará atividades integradas para ampliação da visibilidade do Janeiro Branco, através da união das pessoas engajadas na campanha. Entre elas, temos a Caminhada Janeiro Branco, que acontecerá dia 21 de janeiro na Praia de Sete Coqueiros no bairro da Pajuçara, às 8h00, com o intuito de celebrar e incentivar a disseminação da campanha, que tem como um de seus objetivos atrair a atenção da sociedade para a importância dos diálogos sobre a Saúde Emocional.

As ações estão sendo disseminadas por todo Estado. No dia 30 de janeiro, o Conselho Regional de Psicologia, através da sua subsede localizada na cidade de Arapiraca estará realizando diversas atividades abertas ao público, como yoga, fitdance, caminhada, entre outras. O encontro acontecerá no Bosque das Arapiracas, a partir das 16h.

Encerrando as atividades no dia 31 de Janeiro, em Maceió, será realizado um Cine Psi abordando a temática do Janeiro Branco através da reprodução de uma produção cinematográfica, reunindo acadêmicos e profissionais da área para um debate coletivo. O evento será realizado no Auditório do Conselho Regional de Psicologia, a partir das 18h30.

O chamado é para toda a sociedade e objetiva despertar a reflexão da temática a partir do autoconhecimento, para o pensamento voltado sobre o propósito de suas vidas, suas emoções e o quanto cada um realmente sabe sobre si mesmo.

É uma causa que busca a sensibilização das mídias e das grandes instituições, públicas e privadas, para que se tornem ferramentas de criação e apoio das iniciativas socioculturais que valorizem todo o universo da Saúde Emocional.

Com a ajuda de todos, o mês de Janeiro será um marco temporal na luta em busca do desenvolvimento de políticas públicas efetivas em prol da Saúde Mental.