Destaque

CRP-15 celebra seus 21 anos com palestra em homenagem a Nise da Silveira

Na última quarta-feira (22), o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas promoveu uma palestra sobre Nise da Silveira e a Psicologia Moderna, ministrada pelo Jornalista Bernardo Carneiro Horta, autor da biografia “Nise – Arqueóloga dos Mares”, marcando o aniversário de 21 anos de sua fundação.

Na abertura do evento, a Psicóloga, Conselheira e Vice-Presidente do CRP-15, Laeuza Lúcia da Silva Farias (CRP-15/0229), enfatizou a necessidade da disseminação do trabalho de Nise da Silveira entre os profissionais da área, no estado de Alagoas.”Esta noite tivemos a honra de conhecer de forma mais aprofundada, através do Jornalista Bernardo Carneiro, a história e as conquistas de uma personalidade da área da Saúde Mental, valorizada em todo o mundo. Mas em nosso estado ainda não tem um reconhecimento a altura do trabalho que realizou, revolucionando a Psiquiatria mundial. É um orgulho saber que compartilhamos o mesmo berço de uma personagem de tamanha grandiosidade intelectual”.

O Jornalista Bernardo Carneiro Horta destacou a história da homenageada e a relação da mesma com o estado atual da Psicologia no mundo. “Nise da Silveira é precursora da chamada anti-psiquiatria, e foi consagrada como uma das principais colaboradoras do trabalho do Psiquiatra e Psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung. Alagoas tem a sorte de ter Nise como um de seus frutos mais valiosos. Seus feitos na área da Saúde Mental tem relevância e reconhecimento internacional. A decisão do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas em homenageá-la na semana de celebração do seu aniversário de fundação, destaca a consciência de sua notável participação na construção dos pilares da Psicologia e da Psiquiatria, em todo o mundo”.

No encerramento da palestra, o Presidente do CRP-15, José Félix Vilanova Barros (CRP-15/0160), reiterou a importância do evento como ferramenta de fortalecimento dos laços entre o Conselho e os profissionais, reafirmando o compromisso do CRP pela defesa e orientação dos profissionais da Psicologia alagoana, em toda sua trajetória.

O momento foi marcado pela comemoração as conquistas dos 21 anos do Conselho, além da união da categoria em prol do desenvolvimento da Psicologia dentro do estado de Alagoas.