Na última segunda-feira, 26, o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, através da subsede em Arapiraca, promoveu o II Seminário de prevenção ao suicídio: Uma atuação multiprofissional, em alusão ao Setembro Amarelo.
Abrindo o ciclo de debates, a Bióloga Mayara Barbosa Rodrigues trouxe como tema as “Relações entre os ritmos biológicos e o comportamento suicida: bases neurobiológicas”. Logo em seguida, a Psicóloga Josefa Valdenice Barboza Guimarães (CRP 15/3816), levantou a discussão sobre “Prevenção ao suicídio: contribuições comportamentais”. Dando continuidade aos debates, a Assistente Social Deyse Malba Lira Lúcio de Araújo, ministrou a temática “Tentativas de suicídio: atuação do assistente social na Unidade de emergência Dr. Daniel Houly”. Por fim, o Enfermeiro Lucas Kaysan Barbosa da Silva, abordou o tema “O comportamento suicida e os cuidados da enfermagem”, encerrou as atividades do período da manhã.
Em seu segundo momento, o evento contou com a apresentação do Projeto Sementes, que é um projeto social que tem como objetivo o suporte psicoemocional e oferece serviços de apoio psicossocial à população de Arapiraca, além da presença da ONG CAVIDA (Centro de Promoção de Saúde, Educação e Amor à Vida), com o psicólogo voluntário Wellington Fernando dos Santos, que explanou sobre a atuação dessa instituição no município.
O evento foi finalizado ressaltando a importância de uma discussão mais aberta sobre o tema, e a necessidade de políticas públicas mais eficientes que reforcem o respeito e o cuidado com as problemáticas ligadas ao suicídio.