Destaque

CRP-15 realiza dia de palestras sobre o Setembro Amarelo

 

Na última segunda-feira, 18, o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas promoveu um evento em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Foram realizadas palestras com o objetivo de disseminar dados e estimular a discussão sobre a temática, reunindo Psicólogos e profissionais da área da saúde do Estado de Alagoas.

Pela manhã, o tema abordado foi a “Comunicação como ferramenta de prevenção do suicídio: reflexões, dados e práticas”, em uma roda de conversa com o facilitador Sociólogo e Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP) da UERJ, Pablo de Moura Nunes de Oliveira, que trouxe de forma dinâmica dados sobre a realidade do suicídio no cenário brasileiro.

Pablo destacou a necessidade de discutir sobre a comunicação como agente de prevenção do suicídio. “Assim como a OMS, entendemos que a comunicação social é uma das ferramentas essenciais para traçarmos estratégias de prevenção que sejam mais eficazes. A prevenção do suicídio na mídia ainda é tratada como tabu e nosso objetivo é trazer informações para os psicólogos e profissionais de saúde provando o contrário, onde a mídia tem que ser um ator importantíssimo na desconstrução de alguns mitos encarnados na sociedade, e que, adquirindo esse conhecimento, seja cobrada dos agentes de imprensa uma cobertura mais coerente e responsável, principalmente na divulgação de certos materiais.  A disseminação desse debate é de interesse geral, tanto de profissionais de saúde, quanto profissionais de mídia, como da população como um todo”.

O evento foi finalizado com a mesa redonda sobre “Suicídio na Era da Informação: novas formas de comunicação e efeito imitação”, com o Psicólogo e jornalista, José Arnaldo dos Santos (CRP-15/4132), a Psicóloga e Conselheira do CRP-15, Laeuza Lúcia da Silva Farias (CRP-15/0229), o sociólogo e pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP) da UERJ, Pablo de Moura Nunes de Oliveira e o psicólogo do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas de Alagoas (CREPOP/AL), Liercio Pinheiro de Araújo (CRP-15/0364) como mediador, que discutiram os perigos da divulgação de informações como efeitos de contágio, mencionando métodos e locais comuns onde são cometidos suicídios.

O momento trouxe uma rica discussão e compartilhamento de experiências dos profissionais presentes, que ressaltaram a necessidade de políticas públicas mais eficientes no Estado de Alagoas.