Nessa última quinta-feira, 27, o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, através da Comissão de Psicologia Jurídica, promoveu um debate sobre diversidade sexual e de gênero, que aconteceu no Auditório da sede do CRP 15, e recebeu mais de 80 participantes.
O momento trouxe o Doutor em direito e Defensor Público do Estado de Alagoas, Othoniel Pinheiro Neto, que abordou sobre a contribuição do direito na luta pela inclusão social dentro da diversidade sexual e de gênero, esclarecendo diversas dúvidas do público e relatando os casos de inclusão, vivenciado em sua carreira profissional.
Tivemos também a contribuição dos psicólogos e sexólogos, Katiana Rêgo de Lima Neto, CRP 15/0370, e Roberto Lopes Sales, CRP 15/ 0371, trazendo a abordagem histórica, diferenças e características entre sexualidade e identidade, e o impacto do preconceito.
A pesquisadora no Laboratório de Sexualidade Humana da UFPE, Dandara Luisa da Silva Alves, trouxe ao debate a grande discussão sobre gênero e as reais dificuldades na inclusão social. A estudante de ciências sociais e psicologia, promoveu uma discussão importantíssima sobre a realidade nacional do tema, levantando diversos questionamentos e posicionamentos militantes e de igualdade entre os participantes.
O evento ainda contou com a presença de representantes da classe LGBT de Alagoas, que se posicionaram positivamente a iniciativa do Conselho e fizeram o apelo aos presentes para auxiliar na promoção de mais debates sobre inclusão social.
O Conselho Regional de Psicologia, na representação do presidente José Felix Vilanova Barros, CRP 15/ 0160, agradeceu aos presentes, prometendo renovar o evento em outras edições.