Destaque

Lançamento da Campanha Janeiro Branco será na próxima terça-feira (10/01)

Iniciativa pretende ampliar a atenção à Saúde Mental e dar visibilidade a transtornos cada vez mais frequentes na contemporaneidade

A imagem pode conter: texto

Por Assessoria

Pela primeira vez, Alagoas abraça a Campanha Janeiro Branco e é palco de ações simultâneas em alusão à Saúde Mental. O movimento será lançado na próxima terça-feira (10/01), às 8h, no restaurante Bodega do Sertão, durante o Café Psi – evento consagrado pelo público alagoano e referência no debate de questões relevantes acerca do universo da Psicologia e sua influência no ser humano e nas relações interpessoais.

A iniciativa é fruto do engajamento de um grupo de psicólogos locais ciente da necessidade de amplificar o assunto entre todos os setores da sociedade. Principalmente, por entenderem que discutir a temática é investir em qualidade de vida e combater o crescimento de casos de transtornos depressivos, transtornos de ansiedade, transtornos bipolares, obsessivo-compulsivos, suicídio e dependência de substâncias psicoativas.

“Desde o momento em que entramos em contato com a campanha e percebemos a necessidade de elevá-la em nosso Estado, pensamos em como poderíamos contribuir. Como o Café Psi já é um evento que tem o objetivo de dialogar assuntos interdisciplinares, mas com foco na Psicologia, entendemos ser o espaço ideal para o lançamento do Janeiro Branco e o pontapé inicial para o seu fortalecimento em Alagoas”, destacou Janaína Diniz, psicóloga e idealizadora do evento.

O café da manhã de lançamento do Janeiro Branco também conta com importantes parceiros. Fazem parte do time o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), Restaurante Bodega do Sertão, RM Cursos, Cantinho do Psicólogo, Tomate Fotografias, Eventur’s, Nativa Publicidade e Rito Cerimonial e Eventos. O evento terá, ainda, a presença do idealizador da campanha no Brasil, o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, que há quatro anos dissemina o projeto em todo o país.

O Janeiro Branco
A campanha Janeiro Branco nasceu em Uberlândia (MG), em 2014, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade brasileira para a importância dos diálogos acerca da Saúde Mental. O mês foi escolhido por, simbólica e culturalmente, representar a renovação das esperanças, dos projetos e dos planos de vida das pessoas. A cada início de ano, um convite para a reflexão sobre os caminhos já percorridos é feito.

Já a cor branca foi adotada por representar a possibilidade de partida de qualquer projeto, assim como a folha, o muro ou a tela em branco. A cor é, ainda, a soma de todas as outras e o símbolo da paz e da pureza das intenções.

Sob essa perspectiva, o Janeiro Branco promove ações simultâneas, em todo o Brasil, e convida os indivíduos a pensarem sobre si mesmos e os outros, suas vidas, suas relações, suas condições existenciais e múltiplas. Mas, o projeto é, antes de tudo, integrado: a saúde ganha destaque nos níveis físico, mental, social e espiritual, de forma plural e humanista.

#JaneiroBranco #SaúdeMental #Psicologia #Alagoas