Destaque

10 de Dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos

 
O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) vem a público reafirmar a importância de publicizar e comemorar o DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS. Uma data que deve ser enaltecida em virtude de sua história e de sua relevância social.
 
Em 10 dezembro de 1948 a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou e proclamou a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS no Palais de Chaillot, em Paris. Após as atrocidades ocorridas durante 2ª Guerra Mundial, todos os Estados-Nação e Organizações interessadas no tema construíram e adotaram a Declaração Universal do Direitos Humanos como marco legal e regulador das relações entre governos e pessoas. Em seus trinta artigos descreve os direitos básicos para garantia de cidadania e dignidade humana, tais como: liberdade, educação, saúde, cultura, informação, mobilidade urbana, acessibilidade, trabalho, alimentação e moradia adequadas, respeito, não-discriminação, entre outros. A partir de 1950 a ONU instituiu o dia 10 de dezembro como DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS.
 
A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS do CRP-15 entende que esse dia é muito mais que uma dada comemorativa, que é um dia de vigilância contínua e participação coletiva para que, juntos, possamos reivindicar ações concretas do Estado no cumprimento dos compromissos assumidos para garantia dos direitos civis, políticos, sociais e ambientais.
 
 
COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO CRP-15
10 de Dezembro de 2016