A Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS é tema do próximo debate online que a Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social (CONPAS) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza nesta quarta-feira (29/06), às 15h.
O bate-papo terá a mediação de Meire Nunes Viana, integrante da CONPAS, e contará com a participação de três profissionais de Psicologia que atuam na Proteção Social Especial de Alta Complexidade: Caroline de Souza, psicóloga Abrigo Lar Filhos da Bênção, em Poços de Caldas (MG); Gardênia Furtado Lemos, diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Goiânia (GO); e Michelle Oliveira e Souza Silva, psicóloga do Serviço de Acolhimento para Homens em Situação de Rua da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Setra) da Prefeitura de Fortaleza (CE).
A Alta Complexidade abrange quatro serviços (Acolhimento Institucional, Acolhimento em República, Acolhimento em Família Acolhedora e Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências), que oferecem atendimentos socioassistenciais às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal ou social por ameaça, violência ou violação de direitos, cujos vínculos familiares e comunitários se encontram sob ruptura ou grave comprometimento, em caráter transitório ou permanente e que demandam intervenções especializadas.
Os equipamentos que integram o segmento da Proteção Social Especial de Alta Complexidade com competência de gestão estadual e com a possibilidade de gestão consorciada com os municípios incluem as casas de passagem, os abrigos institucionais, as casas-lares, as residências inclusivas, as repúblicas e as residências de famílias acolhedoras.
A atividade será transmitida ao vivo nesta quarta-feira (29/06), das 15h às 17h, no link:
https://www.youtube.com/
Perguntas podem ser enviadas para o e-mail eventos@cfp.org.br ou via redes sociais, com a hashtag #PsicologianoSuas
CONSULTA PÚBLICA
Até 14 de julho, o/as profissionais de Psicologia podem ajudar a definir novos parâmetros para sua atuação no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O CFP lançou consulta pública online para a elaboração de nota técnica com essa finalidade.
Pelo formulário eletrônico é possível propor alteração do texto (sugerindo nova redação), exclusão de trechos ou inclusão de novos parâmetros. O documento-base e as orientações para participar estão disponíveis no endereço:
http://www2.cfp.org.br/
por ASCOM CFP