Destaque

‪#‎9CNP‬ Congresso Nacional de Psicologia é aberto em Brasília

Foi aberto nesta quinta-feira (16/06), na capital federal, o 9º Congresso Nacional de Psicologia (CNP). Com o tema “Psicologia, no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”, o evento reúne aproximadamente 270 pessoas, entre delegado/as, estudantes e convidado/as de todas as regiões do país. Neste primeiro dia, além da mesa de abertura, houve a deliberação do Regimento Interno e a eleição da mesa diretora do CNP.

A presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Monteiro Borges, fez a saudação inicial. Ela afirmou esperar que o CNP seja voltado para pensar as políticas do CFP e do Sistema Conselhos de Psicologia para a profissão e para o trabalho do/a psicólogo/a. “Que essa meta de trabalhar em ampliar e fortalecer os horizontes profissionais nos una e, independente de toda e qualquer diferença partidária, esse CNP represente a pluralidade e fortaleça a democracia entre nós, pois o nosso partido é a Psicologia”, ressaltou.

A representante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Renata Mielli, destacou a parceria histórica entre a entidade e o Sistema Conselhos de Psicologia, ressaltando que o CFP é um ator fundamental na luta em prol da diversidade e pluralidade dos meios de comunicação. Ela afirmou, ainda, que essa luta se dá em um cenário de uma comunicação que, infelizmente, “deforma comportamentos, silencia setores importantes da sociedade e afronta direitos humanos fundamentais”.

O conselheiro do CFP Rogério Oliveira apresentou um o balanço das ações do XVI Plenário do CFP , baseado nas ações propostas pelo 8º Congresso Nacional da Psicologia (CNP), realizado em 2013, e dividido em dois eixos: a agenda do exercício profissional, que envolve ações que vão desde a formação até as condições de trabalho, e a agenda da Psicologia e temas da sociedade.

Ele destacou ações como os projetos de comunicação com participação social, que permitem maior interação entre a categoria e da categoria com a sociedade (com destaque para a RádioPsi e o OrientaPsi), e a criação de novas comissões, como a de Psicologia do Trânsito e Mobilidade.

A representante da Comissão Organizadora Nacional (Comorg) do 9º CNP, Jaira Rodrigues, encerrou a cerimônia de abertura com um balanço de todos os eventos preparatórios e Congressos Regionais de Psicologia (Coreps) realizados nos últimos meses, que envolveram 15.599 pessoas.

‪#‎ALAGOAS‬
A delegação alagoana está presente e participando no CNP com nove delegado/as profissionais e uma delegada estudante. A comitiva é composta pelo conselheiro do CRP-15, FÉLIX VILANOVA e do/as psicólogo/as GERSON ALVES; MAURÍCIO MELO; RAUL BRITO; DENISE MUNIZ; JOCASTA GONÇALVES; SIMONE FREIRE; IZOLDA DIAS e CICERO FONSÊCA. Representando os estudantes, a acadêmica JESSYHANNE AMORIM, do 8º período da UFAL Palmeira dos Índios.

A Plenária de abertura do 9º CNP foi transmitida em tempo real pelo link:
http://bit.ly/1WPfs1i

GRUPOS DE TRABALHO
Dez grupos de trabalho formados durante o 9º CNP estão reunidos nesta sexta-feira (17/06), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, para discutir temas como condições de trabalho, democratização do Sistema Conselhos, educação, relações raciais, avaliação psicológica, psicoterapia, relações com a Justiça e ampliação do exercício profissional, entre outros.

Os GT’s vão apreciar 329 propostas, divididas em três eixos, advindas dos 23 Congressos Regionais de Psicologia (COREP’s) realizados na etapa anterior.

 

Acompanhe a programação completa do 9º CNP:
http://bit.ly/1rtv8JK

por ASCOM CFP com ASCOM CRP-15
Fotos: ASCOM CFP