Destaque

CRP-15 e entidades protestam contra a mudança na Coordenação Geral da Saúde Mental

Durante a solenidade de reinauguração da Maternidade Escola Santa Mônica, na manhã desta sexta feira (18/12), em Maceió, representantes de diversos movimentos, sindicatos e Conselhos de classe, realizaram em frente a instituição, um protesto com faixas e cartazes, nas presenças do Ministro da Saúde, Marcelo Costa e Castro, do governador de Alagoas, Renan Filho e da secretária estadual de saúde, Rosângela Wyszomirska.

O movimento exige a imediata demissão do coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde (MS) e a implantação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), em Alagoas. Integrantes do protesto seguravam faixas com a frase “Por uma Sociedade sem Manicômios” e ressaltam que a reforma na Maternidade Santa Mônica foi realizada de maneira irresponsável.

A mobilização foi motivada pela indicação do Ministro Marcelo Costa e Castro, nomeando o médico psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho como novo coordenador Nacional de Saúde Mental do MS, substituindo Roberto Tykanori, coordenador da área desde o primeiro governo da presidenta Dilma Rousseff.

Profissionais e acadêmicos da psicologia e de outras áreas da saúde, trabalhadores e movimentos ligados à luta contra os manicômios e em defesa da reforma psiquiátrica, participaram da mobilização. O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) esteve também no ato, com as presenças do presidente, psicólogo Félix Vilanova (CRP-15/0160); do vice-presidente do CRP-15, psicólogo Nilo Rosalvo (CRP-15/0139) e da conselheira tesoureira, psicóloga Laeuza Farias (CRP-15/0229).

De acordo com o movimento pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a nomeação de Valencius representa um retrocesso histórico de direitos conquistados nos últimos anos com a Política Nacional de Saúde Mental. A história do psiquiatra fere os princípios antimanicomiais da reforma brasileira.

NOTA DO CFP
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) emitiu Nota manifestando apoio à mobilização de trabalhadores e trabalhadoras, familiares e pessoas atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) contra a nomeação do Coordenador Geral de Saúde Mental.

Leia na íntegra:
“O Conselho Federal de Psicologia (CFP) manifesta publicamente seu apoio e solidariedade integrais à mobilização de trabalhadores e trabalhadoras, familiares e pessoas atendidas pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) iniciada nesta terça-feira (15/12), contra a nomeação de Valencius Wurch Duarte Filho – conhecido opositor do movimento antimanicomial – para a Coordenação Geral de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

Como protagonista histórica da luta antimanicomial e pela garantia dos Direitos Humanos e de políticas públicas de atenção à saúde mental, a Psicologia reafirma seu repúdio e indignação pela indicação feita pelo Ministro da Saúde, Marcelo Castro, e se soma à defesa intransigente das conquistas relativas à humanização do cuidado, descentralização e territorialização do atendimento em saúde já obtidas com a Reforma Psiquiátrica no Brasil.

Romper com a cultura manicomial e com todas as formas de opressão social, ampliando possibilidades de convívio com as diferenças é essencial para a consolidação de uma sociedade verdadeiramente democrática. Por isso, não aceitaremos dar nenhum passo atrás nesta luta”.

Foto: Portal Cada Minuto