Destaque

Representante do CRP-15 é eleita delegada para a Conferência Nacional de Assistência Social

A X Conferência Estadual de Assistência Social reuniu 436 delegados representantes governamentais e integrantes da sociedade civil organizada nos dias 8 e 9 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, apresentando propostas discutidas nos 102 municípios alagoanos. Quarenta (40) propostas de políticas socioassistenciais foram aprovadas.

O evento foi realizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). O Fórum avaliou a política socioassistencial, reafirmou os avanços e propôs as novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento.

A décima edição da Conferência constitui-se em instância máxima de mobilização, participação social e deliberação por atribuição a avaliação da política da assistência social e a definição das prioridades para a Construção do Plano Decenal da Assistência Social do Estado e da União.

Na Conferência, a sociedade civil e os usuários da política são proativos na construção das ações governamentais. A aprovação das resoluções do Estado e a sistematização vão contribuir para a etapa Nacional.

Nesta etapa estadual, foram eleito/as 42 delegado/as para a Conferência Nacional que acontecerá em Brasília, entre os dias 7 e 10 de dezembro. O tema ‘Consolidar o SUAS de Vez Rumo a 2026’ tem com o objetivo avaliar os 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e apontar caminhos para a política de assistência social até 2026.

Foto: Adailson Calheiros

O evento contou com as presenças da conselheira nacional da assistência social, Margaret Dallaruvera e do secretário adjunto da Secretaria Nacional da Assistência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), José Dirceu.

Entre as resoluções aprovadas na X Conferência, estão:
– Garantir capacitação continuada e regionalizada para os conselheiros da política da assistência social no âmbito do município e do Estado a cada novo mandato dos conselheiros dos CMAS, por parte do CEAS;
– Implantar plano de cargos, carreira e salário/ piso salarial e data base para reajuste salarial para trabalhadores do SUAS;
– Garantir a articulação entre a política de assistência social e a política de segurança alimentar e nutricional para que esta assegure a concessão de cestas nutricionais para gestantes, lactantes e pessoas idosas em situação de insegurança alimentar.

ELEIÇÃO
Foram definidas pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) 42 vagas de delegados para o Estado de Alagoas participar da Conferência Nacional, assim distribuídas: 6 vagas para delegados estaduais escolhidos no CEAS Alagoas e referendadas pela plenária, sendo 3 representantes governamentais e 3 representantes da sociedade civil; 36 vagas para delegados municipais, seguindo critérios de proporcionalidade definidos pelo CEAS Alagoas e de paridade entre representantes governamentais e da sociedade civil, sendo 22 vagas para municípios de pequeno porte; 4 vagas de médio porte; 4 vagas de grande porte e 6 vagas de município metrópole.

Como Arapiraca se enquadrou como o único município de grande porte, foram eleito/as quatro delegado/as: a psicóloga Fernanda Lira Mendes Costa (CRP-15/3101) presidente da Subsede Arapiraca do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), representando a Sociedade Civil; Edneusa Gadi, também representando a Sociedade Civil e as assistentes sociais Izabela Ferreira e Thaysa Mariá, representantes do Governo Municipal.

A psicóloga Fernanda Lira relatou a importância dessa conquista na participação para a etapa Nacional da Conferência .“É com imenso prazer que representarei a nossa classe trabalhadora, forte e atuante na Política de Assistência Social. Na Conferência Estadual foram deliberadas propostas unicamente importantes e essenciais para a efetivação e qualificação do trabalho de cada profissional do SUAS que corriqueiramente em suas práticas é motivo de destaque e merecedor do mais profundo reconhecimento. Dentre as referidas propostas estão resoluções direcionadas à implantação do plano de cargos, carreira e salário/piso salarial e data base para reajuste salarial para trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social. Juntos estaremos fortalecendo a luta em prol da consolidação do SUAS para usuários e trabalhadores, os grandes e indispensáveis protagonistas desses de 10 anos de história”. finalizou a profissional, que também é conselheira titular no Conselho Municipal de Assistência Social de Arapiraca (CMAS).

por Ascom Seades com Subsede Arapiraca CRP-15