Destaque

Profissionais discutem o futuro da Saúde Mental em Alagoas

Uma ampla reforma deve ocorrer nos próximos anos em relação à situação do atendimento aos portadores de transtornos mentais, dentro da nova política de Saúde Mental, que visa promover assistência longe dos muros dos hospitais psiquiátricos. E, dentro dessa proposta, que na última terça-feira (19/05) profissionais e alunos da Universidade Estadual da Ciência e da Saúde (UNCISAL) participaram de uma roda de conversa sobre o futuro das unidades psiquiátricas e a rede de assistência.

O evento, que faz parte da Semana da Luta Antimanicomial, aconteceu no auditório Memorial da República, bairro de Jaraguá e contou com uma Roda de Conversa com a temática: “A Luta Antimanicomial: O Olhar do SUS”.

Atualmente há uma ampla discussão sobre os hospitais psiquiátricos que devem se adequar a nova política de Saúde Mental. A realização do encontro foi da Gerência de Núcleo de Saúde Mental de Alagoas (GENSAM).

As ações da Semana da Luta Antimanicomial prosseguiram com mais uma Roda de Conversa na tarde/noite da quarta-feira (20/05), no auditório do Curso de Farmácia do Centro Universitário CESMAC, Farol, onde abordou o debate sobre Reforma Psiquiátrica e as Interfaces entre Psicologia e Saúde Mental, com a realização de duas mesas redondas, envolvendo as temáticas: Psicologia Social & Saúde Mental; A Saúde Mental no Contexto Escolar; Psicanálise & Saúde Mental; Saúde Mental e Modelos de Cogestão e Participação Social; Saúde Mental e Fenomenologia; Saúde Mental e Direitos Humanos.

A realização do encontro foi de Práticas Integradas de Pesquisa em Atenção à Saúde e Coordenação de Monitoria, Atividade e Trabalho do Curso de Psicologia do Centro Universitário CESMAC.

O evento contou com as participações do presidente da Comissão de Orientação e Ética do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (COE/CRP-15), conselheiro psicólogo Everton Calado (CRP-15/2780) e do presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH/CRP-15), psicólogo Maurício Melo (CRP-15/1991).

por ASCOM Saúde com ASCOM CRP-15
Foto Memorial da República: Olival Santos (MAIS FOTOS)