A diretora do departamento de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Lea Braga, foi uma das palestrantes e falou sobre os Avanços e Desafios dos CRAS. “É muito bom saber que Maceió continua num aguerrido trabalho para garantir o cumprimento da Política de Assistência Social. Para aqueles que estão em situação de fragilidade essa política pública é a afiançadora desses direitos”, ressaltou.
Segundo Félix Vilanova, presente ao evento a convite da SEMAS, os CRAS são importantes instrumentos na garantia dos direitos sociais e da dignidade humana, principalmente para aqueles que estão em situações de vulnerabilidades sociais. “Os psicólogos e psicólogas que compõe à Rede de Atenção na Assistência Social (LOAS / SUAS) vem desenvolvendo um excelente papel, mostrando que são indispensáveis no atendimento daqueles que estão abandonados pela sociedade e pelo poder público”, enfatizou.
Para Nilton Santos, representante do CRP-15 no CMAS, a comemoração de aniversário de dez anos dos quatro CRAS de Maceió é motivo de felicidade para os profissionais psicólogos que desenvolvem serviços de Proteção Social Básica em Maceió, bem como para todos os outros profissionais que compõem o serviço. “É também prova de que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos serviços, busca-se a efetivação da Política de Assistência Social no município de Maceió”, pontuou.
Durante o evento foi lançado também um edital de Boas Práticas no âmbito da Assistência Social em Maceió. As melhores experiências serão selecionadas e farão parte de um livro que será lançado no Dia da Assistente Social, em 2015.
por ASCOM Semas com ASCOM CRP-15
Fotos: ASCOM Semas / Mais Fotos