Destaque

#10anosCRAS Evento reúne técnicos, usuários e profissionais da Assistência Social. CRP-15 esteve presente

10 anos cras (5)
Técnicos e usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) se reuniram, na última terça-feira (09/12), para comemorar os 10 anos dos CRAS Cacilda Sampaio, Dom Adelmo Machado, Sônia Sampaio e Terezinha Normande, inaugurados em 2004. Durante o evento realizado no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit), antiga Fits, aconteceram palestras e apresentações culturais. Participaram da solenidade da abertura a secretária municipal de Assistência Social (SEMAS), Celiany Rocha; a assistente social Djane Pacheco, representando as coordenadoras dos CRAS aniversariantes; o psicólogo Nilton Santos, representando o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); a assistente social Adriana Lins, representando o Fórum Estadual dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15), psicólogo Félix Vilanova (CRP-15/0160).

A diretora do departamento de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Lea Braga, foi uma das palestrantes e falou sobre os Avanços e Desafios dos CRAS. “É muito bom saber que Maceió continua num aguerrido trabalho para garantir o cumprimento da Política de Assistência Social. Para aqueles que estão em situação de fragilidade essa política pública é a afiançadora desses direitos”, ressaltou.

Segundo Félix Vilanova, presente ao evento a convite da SEMAS, os CRAS são importantes instrumentos na garantia dos direitos sociais e da dignidade humana, principalmente para aqueles que estão em situações de vulnerabilidades sociais. “Os psicólogos e psicólogas que compõe à Rede de Atenção na Assistência Social (LOAS / SUAS) vem desenvolvendo um excelente papel, mostrando que são indispensáveis no atendimento daqueles que estão abandonados pela sociedade e pelo poder público”, enfatizou.

Para Nilton Santos, representante do CRP-15 no CMAS, a comemoração de aniversário de dez anos dos quatro CRAS de Maceió é motivo de felicidade para os profissionais psicólogos que desenvolvem serviços de Proteção Social Básica em Maceió, bem como para todos os outros profissionais que compõem o serviço. “É também prova de que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos serviços, busca-se a efetivação da Política de Assistência Social no município de Maceió”, pontuou.

Durante o evento foi lançado também um edital de Boas Práticas no âmbito da Assistência Social em Maceió. As melhores experiências serão selecionadas e farão parte de um livro que será lançado no Dia da Assistente Social, em 2015.

por ASCOM Semas com ASCOM CRP-15
Fotos: ASCOM Semas / Mais Fotos