Notícias

ULAPSI avança na construção da Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou no dia 25 de abril da assembleia que antecedeu o IV Congresso da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI), ocorrido de 26 a 28 de abril, em Montevidéu, Uruguai.

O Brasil teve ótima participação, considerando o número de entidades presentes e as contribuições aos debates realizados. Das atuais 56 entidades filiadas à ULAPSI, estavam presentes 40; dessas, 21 eram entidades brasileiras: ABEP, ABRAPEE, ASBRo; ABECIPsi; ANPEPP; CFP; FENAPSI; FLAAB; IBAP; ISLane; Sindicato dos Psicólogos de São Paulo; SBPH; SOBRAPA; CRP-02; CRP-04; CRP-05; CRP-06; CRP-07; CRP-12 e CRP-14. O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) foi representado por seu presidente, o psicólogo Benedito Raimundo Arruda Cedrim (CRP-15/0150) e por sua tesoureira, a psicóloga Sílvia Teixeira de Lima (CRP-15/1718).

Na véspera, dia 24/4, houve uma reunião com representantes de 13 entidades brasileiras. Foram dados informes sobre a reunião do Conselho Executivo (realizada dias 23 e 24/4), sobre temas da assembleia e sobre o Congresso. Além disso, foram indicadas e eleitas as novas representantes do Brasil no Conselho Executivo da ULAPSI: Adriana Eiko Matsumoto, indicada pelo CFP e Juliana Batista, indicada pela SBPH. Foi também indicado Celso Renato Silva, do CRP-04, que será colaborador nas tarefas da coordenação da ULAPSI-Brasil.

Em breve será realizada uma reunião telefônica das entidades brasileiras, para informes mais detalhados do processo de constituição da Pessoa Jurídica da ULAPSI, para outros informes e para que as novas representantes apresentem-se e assumam a representação em substituição a Graça Jota e a Roberta Azzi.

Os participantes aprovaram o novo Estatuto, que acrescentou à gestão da ULAPSI o cargo de Secretário Administrativo aos já existentes de Secretário Executivo e Tesoureiro. Foi aprovado que a sede administrativa da ULAPSI será no Brasil (por 28 votos contra 12 para o Uruguai). Foi aprovada também a proposta de estatutos apresentada pelo Brasil, com algumas pequenas alterações.

Com a decisão tomada por meio de eleição, ficou decidido que Manolo Calviño (Cuba) ocupa o cargo de Secretário Executivo, Joel Vásquez Ortega (México) será o Secretário Tesoureiro e Diana Lesme (Paraguai) ocupará o novo cargo de Secretária Administrativa.

Foi aprovada por unanimidade a criação da Pessoa Jurídica da ULAPSI. Além disso, foi decidido por unanimidade que o V Congresso será realizado na Guatemala em 2014.

Entre as discussões da Assembleia, a Biblioteca Virtual em Saúde-Psicologia (BVS-Psi) foi bastante elogiada pelos participantes. Foram apresentados os avanços nesses 10 anos de existência da BVS-Psi, além do que se pretende alcançar nos próximos anos. Os participantes decidiram então que a coordenação técnico-científica da BVS-Psi continua com a Universidade de São Paulo (USP).

Foram apontadas novas propostas de trabalho para a revista da ULAPSI, a Psicolatina, como a sugestão de que ela seja mais dinâmica, com novos recursos de comunicação e tecnologias já para as próximas edições.

[n]Fotos:[/n] [i]Sílvia Teixeira[/i]