Iniciamos o ano com uma campanha fundamental para a saúde mental, o Janeiro Branco, na qual há uma mobilização para a conscientização da importância de cuidar “da mente”, levando as pessoas à refletirem, debaterem e planejarem ações em prol da Saúde Mental e da felicidade em suas vidas.
Considerando que Saúde Mental, em uma visão transdisciplinar, humanista e moderna, engloba tanto a ausência de transtornos mentais, como também, a capacidade de o indivíduo reagir equilibrada e adequadamente às circunstâncias; e para isso, muitas vezes, há a necessidade de buscar-se o acompanhamento com um psicólogo. Quando há esta conscientização, muito se pode ser prevenido, e os índices dos transtornos mentais consequentemente, diminuídos. Desde os anos 2000, a Organização Mundial de Saúde (OMS) vem, insistentemente, alertando a humanidade quanto ao crescimento vertiginoso das taxas de suicídio, depressão e ansiedade em todo o mundo.
Diante desta mobilização, há uma atenção maior para a classe dos profissionais psicólogos, e é um momento oportuno para o mesmo refletir sobre as suas condutas éticas, as quais podem fortalecer a conscientização da sociedade para a importância do papel do psicólogo, como também pode gerar ou reforçar atitudes de resistências quanto à procura por este profissional.
Por fim, refletir sobre o papel da Psicologia brasileira e o seu compromisso social, posicionando-se criticamente frente às questões sociais, políticas, econômicas, problemáticas da saúde pública, políticas de lazer, trabalho, entre outras; também são formas de ações e intervenções da categoria visando bem-estar e a saúde mental da sociedade a qual estamos inseridos.
SE LIGUE! Conhecer e cumprir o Código de Ética do Psicólogo (Resolução CFP 010/2015) e às diversas Resoluções da psicologia, é a forma mais assertiva de uma boa conduta ética, além da necessidade de investir em contínuo aperfeiçoamento profissional, através de estudos atualizados, embasando sempre o exercício profissional nestes preceitos.
Nós da Comissão de Orientação e Ética de Alagoas, estamos à disposição dos psicólogos e da sociedade em geral, porque nós apoiamos a campanha do Janeiro Branco!
“Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter”.
(Oscar Wilde)
Manoel Vieira de Carvalho Alencar – Presidente da COE (CRP-15/2121)
Ana Claudia Silva Souza – (CRP15/4721)
Daniely Maria Arlindo Santos – (CRP 15/3168)
Francine Bastos Ferro Maranhão – (CRP-15/2960)
Plínio Silva – (CRP 15/2941)
Pompéia Borges Moreira – CRP15/2941)
Priscila Quirino Canuto – (CRP 15/3318)
Envie suas dúvidas e sugestões sobre este ou outros temas para o e-mail: coe@crp15.org.br