Olá pessoal, no papo ético de hoje vamos falar um pouco da nossa profissão; os marcos, as lutas, as conquistas e sobre a nossa atuação.
Há 55 anos atrás “nasce” no Brasil, a Psicologia como profissão reconhecida de fato e de direitos, conforme a Lei 4.119 de 1962; contudo, a Psicologia como ciência já existia há muito tempo. Aquele 27 de agosto de 1962 foi um marco de uma grande conquista, fruto de muitas lutas, movimentos, enfrentamentos, mobilizações, reinvindicações de pessoas que acreditavam nesta ciência, no quanto ela poderia ser útil na vida das pessoas e da sociedade.
A Psicologia possui diversos campos de atuação e em todos eles é notório o crescimento das demandas que exigem intervenções de profissionais de Psicologia em nossa sociedade. Estamos nas ruas, nas escolas, nas organizações, nos tribunais, nas clínicas, nos hospitais etc; e, ainda assim, há muitos espaços a conquistar, muitos caminhos a percorrer, muitas lacunas a preencher, muitos tabus a serem quebrados, muitos preconceitos a serem desconstruídos. Institucionalizados ou não, estamos em constantes mudanças, em contínuo movimento, porque a psicologia é dinâmica.
O trabalho do psicólogo (a) vai muito além de um simples bate-papo ou conversa. O profissional de Psicologia é um especialista do comportamento humano e em suas intervenções profissionais utiliza técnicas, métodos e procedimentos embasados cientificamente, pautados na ética e técnica da ciência da Psicologia e às subjetividades e pluralidade individual/social, buscando a promoção de saúde, qualidade de vida e bem estar psíquico, emocional, físico e social das pessoas, de grupos e comunidades.
Ao exigir um terapeuta psicólogo a sociedade tem a garantia que está sendo atendido por profissional que tem seu fazer fundamentado em teorias comprovadamente científicas e seu exercício regulamentado e fiscalizado pelo Sistema Conselhos de Psicologia que assegura qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Parabéns para todos nós, psicólogos e psicólogas, pelos 55 anos de reconhecimento e de conquistas desta linda profissão, que possui papel fundamental para uma sociedade mais humana, amadurecida e saudável emocionalmente. Parabéns à Psicologia!
FIQUE LIGADO! Ao elaborar carimbos, cartões de visita e perfis profissionais em redes sociais devemos sempre colocar nome completo e número de registro no CRP. Na dúvida, busque orientação! Nós somos o espelho da nossa profissão.
“Muita gente se acha meio Psicólogo. SEJA um inteiro, abrace esta linda profissão!”
Equipe da Comissão de Orientação e Ética (COE):
Manoel Vieira de Carvalho Alencar – Conselheiro e Presidente da COE (CRP-15/2121)
Ana Claudia Silva Souza – (CRP15/4721)
Francine Bastos Ferro Maranhão – (CRP-15/2960)
Plínio Silva – (CRP 15/2941)
Priscila Quirino Canuto – (CRP 15/3318)
Rose Vanessa de Barros Beiriz – (CRP 15/367)
Envie suas dúvidas e sugestões sobre este ou outros temas para o e-mail: coe@crp15.org.br