Destaque

#10deOutubro | Dia Mundial da Saúde Mental

10 de Outubro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. Você sabia que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 31% a 50% da população brasileira pode vir a apresentar pelo menos um episódio de transtorno mental durante a vida?

Antes encarcerados em manicômios, sendo submetidos a torturas físicas e psicológicas, a partir da Reforma Psiquiátrica, iniciada em 1978, essas pessoas passam a ter a direito a um verdadeiro tratamento, direito ao cuidado, e não a serem apenas excluídos da sociedade; com surgimento de uma nova rede de tratamento, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS ) e o fim dos manicômios. Os denominados e tratados como “loucos”, passam, então, a terem seu direito de convívio em sociedade preservados, ou seja, passam a ser tratados como GENTE!

Para a OMS, 400 milhões de pessoas no mundo todo são portadores de algum transtorno mental. A percepção de que as estatísticas aumentam a cada dia é mais o fruto de uma maior atenção, do que realmente um aumento absoluto dos casos, já que a ciência psiquiátrica tem evoluído muito neste campo.

O problema também vem por parte do preconceito da população em geral. Portadores de transtornos mentais, quando expõe suas doenças, acabam sendo marginalizados pela sociedade. Dados indicam que duas em cada cinco pessoas afetadas por algum tipo de transtorno afirmam ter perdido oportunidade de promoção no trabalho em função do preconceito.

No entanto, por meio de tratamento adequado a base de remédios, acompanhamento psiquiátrico e psicológico e apoio da família, os pacientes podem levar uma vida social e afetiva normal.

Que neste Dia da Saúde Mental, assumamos o compromisso de tratar as pessoas e não apenas algumas partes delas.

É tempo da Psicologia reafirmar a importância da Luta Antimanicomial!

O VIII Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) parabeniza a LUTA de todas e todos os profissionais que trabalham e se envolvem com a Saúde Mental no Estado.

#PorUmaSociedadeSemManicomios #cuidarSIMexcluirNÃO