O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) participou da semana comemorativa de estudos referentes aos dois anos de criação do Curso de Psicologia da Faculdade Estácio Fal Jatiúca, em Maceió, a convite da coordenadora geral do Curso, psicóloga Cléo Coutinho. O evento aconteceu no auditório do Colégio Santa Úrsula.
Inicialmente, os organizadores da semana, professores psicólogos Luciana Carla Andrade, Paulo Nascimento e a coordenadora Cléo Coutinho deram às boas vindas aos novos e veteranos alunos, que lotaram as dependências do auditório.
O ciclo comemorativo com os acadêmicos de psicologia contou com a participação de profissionais gabaritados na área e das presenças do presidente do CRP-15, conselheiro Félix Vilanova (CRP-15/0160) e da conselheira do CRP-15, tesoureira Laeuza Farias (CRP/15-0229), que proferiu palestra com a temática “Saúde Mental: Panorama da Reforma Psiquiátrica em Alagoas”.
Félix Vilanova parabenizou a iniciativa dos psicólogos organizadores e professores em realizar tão importante semana, para referendar a Psicologia em Alagoas e o aniversário de dois anos da Psicologia Estácio Fal. “Há 30 anos me apaixonei por essa ciência. As doses de incentivos valem a pena e faz com que a gente busque novos objetivos. Esse é um momento importante e pioneiro, para muito de vocês. Procurem celebrar e aproveitem!”, incentivou.
O presidente do CRP-15 também relatou um pouco de sua experiência como profissional e enalteceu o trabalho da colega conselheira palestrante. “Alagoas nos presenteou com a gratificante experiência da Laeuza (Farias), desde à sua luta pela emancipação de nosso Regional, que pertencia a Pernambuco, e tão dignifica a Saúde Mental, em nosso Estado. Somos um Coletivo, que procura sempre contribuir com à categoria”, destacou.
Em seguida, a conselheira Laeuza Farias foi convidada para proferir uma palestra com a temática “Saúde Mental: Panorama da Reforma Psiquiátrica em Alagoas”, onde inicialmente agradeceu o convite a Faculdade Estácio Fal, destacando a presença feminina na Psicologia e relatando um pouco, os seus quase 30 anos de formação. “Com o passar do tempo, os espaços da psicologia foram se abrindo. E no campo da Saúde Mental, a Reforma Psiquiátrica em seu processo histórico, não poderia deixar de ganhar destaque”, pontuou.
A tesoureira da CRP-15, disse ainda que o panorama do Movimento da Luta Antimanicomial começou a se destacar, em nosso Estado, na década de 1990. “Alagoas teve boas referências e concentração de leitos (perdia apenas para o Rio de Janeiro)”. Na questão à serviços substitutivos, o Estado tinha até o ano de 2004, sete (7) Cap’s. Com o incentivo, a cobertura atual saltou para 55. “Nossa Saúde mental cresceu em vários aspectos, mas ainda carece de muita coisa; a qualidade do serviço e a forma como é na atuação. Temos uma equipe relativamente grande, mas ainda não está sendo cumprido o seu papel, pois, cada vez mais é comum a atuação do profissional da psicologia está presente na Saúde”, relatou.
Fotos: Marcelino Freitas / ASCOM CRP-15 (MAIS FOTOS)