Destaque

#BoasPráticas CRP-15 participa de Seminário de Políticas sobre Drogas realizado pelo Coned

1522188_746009498821524_7146922391457913692_nO Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned) promoveu no último dia 03 de novembro, em parceria com a Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz), o II Seminário de Boas Práticas de Políticas sobre Drogas do Estado de Alagoas. O evento aconteceu durante todo o dia no auditório da Casa da Indústria – FIEA, e contou com a presença do Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad/MJ), Vitore Maximiano.

O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) foi representado com as presenças do conselheiro presidente Félix Vilanova (CRP-15/0160) e do conselheiro e presidente da Comissão Jurídica do CRP-15, psicólogo Franklin Bezerra (CRP-15/0361)

Na solenidade de abertura, a presidente do Coned, psicóloga Rayssa Coutinho (CRP-15/3329), frisou a importância de se promover debates como esse, aproximando as áreas da Saúde, Direito, Serviço Social e da Justiça. Ela também falou sobre o papel do Coned na promoção e discussão de políticas públicas na área, onde Alagoas tem sido um laboratório no desenvolvimento delas e que isso tem servido de modelo para outros Estados no Brasil.

IMG-20141104-WA0002Já o secretário Vitore Maximiano ressaltou a importância do evento pela aproximação junto ao Sistema de Justiça. Ele enfatizou que “não existe em nenhum lugar do mundo um processo terapêutico para recuperação de dependentes químicos com 100% de exatidão em suas práticas” e elogiou o modelo de acolhimento adotado pelo Estado. “Fora de Alagoas, eu não tenho visto muito diálogo entre as instituições que trabalham com políticas públicas sobre drogas, seja na prevenção ou repressão. E isso é importante para a construção de uma política digna sobre o tema”, explicou.

Relator do Projeto de Lei 7.663/10, que altera a Lei Antidrogas no Brasil, o deputado federal Givaldo Carimbão também participou do seminário. Ele lembrou que Alagoas foi o único Estado apontado pelo INSS onde não houve aumento no número de casos de afastamento do trabalho devido ao uso de drogas.

O Seminário foi aberto ao público, com três mesas-redondas, debatendo ações na área com membros da Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Na ocasião, também foram entregues pela Senad certificados de mérito de Valorização à Vida em reconhecimento ao trabalho na área de políticas sobre drogas desenvolvido por instituições alagoanas. Receberam o Prêmio, pelas autoridades presentes, o padre Walfran dos Santos, da Arquidiocese de Maceió; Gilvanete Silva, presidente da Associação das Famílias dos Dependentes Químicos; Noélia Costa, presidente do Fórum Permanente de Combate às Drogas e o ex-secretário da Sepaz, Jardel Aderico.

Fotos: Aílton Cruz / Assessoria (Álbum de fotos)