O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) se reuniu na manhã do dia 14 de fevereiro, no auditório 24 de novembro, prédio sede da instituição, com os profissionais psicólogo/as da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) que foram afetados pela Portaria Nº 19, de 07 de fevereiro e publicada em 10 de fevereiro de 2014, no Diário Oficial do Município. Também participaram outros psicólogo/as da SMS que não foram afetados diretamente pela referida Portaria, mas se sensibilizaram com o ato intempestivo e arbitrário direcionado à categoria e, sobretudo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Após a reunião, os profissionais psicólogos elaboraram um documento onde fundamentou e solicitou ao Secretário Municipal de Saúde de Maceió, Jaelson Gomes Ferreira, a revogação da Portaria, restituindo assim os psicólogos às suas lotações de origem.
O/as psicólogo/as e o/as usuário/as dos serviços atingidos pela Portaria, em conjunto com o CRP-15, se reuniram com os representantes/diretores da Secretária de Saúde no dia 17 de fevereiro, para a entrega do Ofício CRP-15/ Nº 033/2014 (ver aqui solicitação Revogação Portaria Nº 19 ).
Na oportunidade, ficou acertada e aprovada a proposta apresentada pelo Conselho e os demais psicólogo/as da Secretaria, pelo cancelamento da Portaria e retorno de todo/as o/as psicólogo/as para a sua lotação de origem, onde posteriormente, será realizado pela Coordenação Municipal de Saúde Mental, um novo levantamento e estudo das necessidades das demandas de profissionais da área para a Atenção Básica, o NASF e a Rede de Atenção Psicossocial de Maceió.
O presidente do CRP-15, psicólogo Félix Vilanova (CRP-15/0160), a vice-presidente, psicóloga Laeuza Farias (CRP-15/0229) e o/as conselheiro/as que fazem parte da entidade, parabenizam aos psicólogo/as da Saúde de Maceió, que em conjunto com todos os usuários dos serviços de Saúde Mental do Sistema Único de Saúde, fizeram uma grande mobilização e organização, mostrando que a ciência psicológica é de fundamental importância para a sociedade.
Vilanova finalizou, afirmando que “para o CRP-15 restou senão cumprir a sua obrigação de garantir o Exercício Profissional para a categoria, que estão cumprindo o seu mister com competência, zelo, dedicação e responsabilidade. Os profissionais têm que estarem unidos, sempre, para evitar que episódios como este, voltem a acontecer novamente” alertou.
por ASCOM / CRP-15