Destaque

VI COREP elege 9 delegados e aprova teses para o VIII CNP

VI Congresso Regional de Psicologia - COREP AlagoasO VI Congresso Regional de Psicologia (VI COREP), aconteceu nos dias 19 e 20 de abril, no auditório 24 de Novembro do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15). O evento foi transmitido em tempo real, passo a passo pelas redes sociais do Conselho (Facebook e Twitter).

O tema central do encontro foi a “Ética e Cidadania: práticas profissionais a serviço da Garantia de Direitos” e contou com a participação dos delegados eleitos nos Pré-Congressos (em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema). Os delegados do VI COREP apreciaram e aprovaram as teses do VIII Congresso Nacional de Psicologia (VIII CNP). Alagoas encaminhou mais de 50 teses para o Nacional e elegeu 9 delegados representantes para o VIII CNP, que acontecerá de 30 de Maio a 02 de Junho de 2013, em Brasília-DF.

O VI COREP Alagoas foi aberto no sábado (19/04). Dos 45 delegados eleitos nos Pré-Congressos, 32 compareceram. Inicialmente, a presidenta em exercício do CRP-15, psicóloga Izolda de Araújo Dias (CRP-15/0148) saudou aos participantes (delegado/as eleito/as nos pré-Corep’s, psicólogo/as e acadêmico/as) e falou da importância do Congresso como um exercício da plena cidadania.

VI Congresso Regional de Psicologia - COREP AL VI Congresso Regional de Psicologia - COREP AlagoasApós o momento de abertura, o presidente do VI COREP Alagoas, psicólogo e professor da UFAL Jefferson de Souza Bernardes explicou o que é o COREP e as propostas desenvolvidas por Alagoas durante os pré-congressos para o VIII CNP.
Em seguida, o presidente do VI COREP, proferiu a leitura do Regimento Interno do VI COREP, contendo alguns destaques da plateia e assim aprovado por unanimidade.

A hora mais espera do encontro aconteceu com a palestra da professora doutora associada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), psicóloga Leila Maria Torraca de Brito, que abordou a temática “Psicologia, ética e cidadania: práticas profissionais a serviço da garantia de direitos”.

No sábado (20/04) pela manhã, os trabalhos recomeçaram com a instalação da mesa diretora do VI COREP. Foram eleitos para a composição dos trabalhos o presidente Ronaldo Pacheco; a secretária Janaína Ribeiro; as duas relatoras titulares Renata Melo e Mariana Dias e os psicólogos Rogério Ferro e Kátia Oliveira os suplentes da relatoria da mesa diretora.

A mesa do VI COREP dividiu os três grupos para apreciação das propostas dos 3 eixos-temáticos do VIII CNP:
1 – Avançar nos processos de diálogo e interatividade com a categoria;
2 – Ampliar a presença qualificada e crítica da Psicologia na sociedade e nas políticas públicas;
3 – Qualificação profissional: Contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de trabalho.

VI Congresso Regional de Psicologia - COREP Alagoas

VI Congresso Regional de Psicologia - COREP Alagoas

 

 

VI Congresso Regional de Psicologia - COREP AlagoasÀ tarde, foram apreciadas na plenária, as propostas nacional e estadual dos 3 eixos. Muitas teses foram colocadas em votação no âmbito nacional e no estadual. No total, 29 propostas foram aprovadas para serem executadas nesta e na próxima gestão do CRP-15, aqui apresentadas:

1º Eixo Temático – Estadual – Democratização do sistema conselhos e ampliação das formas de interação com a categoria

Proposta 01

Produção/construção de uma nova identidade visual para o Conselho.

Proposta 02

Produção/construção de uma nova política de comunicação.

Proposta 03

Dinamizar o cadastro dos psicólogos do CRP, modificando sua natureza para além de um registro de informações, produzindo uma ferramenta ágil, comunicativa, atualizada e criando dispositivos de renovação e manutenção do cadastro.

Proposta 04

Criação da subsede em Arapiraca, desde que realizado estudo de viabilidade financeira.

Proposta 05

Identificar e construir ferramentas com o intuito de compreender quais os principais motivos que tem distanciado os profissionais de Psicologia das atividades do Conselho, bem como colher sugestões de estratégias para maior aproximação e diálogo com os mesmos.

Proposta 06

Criar comissões de representação do Conselho de Psicologia nas microrregiões.

Proposta 07

Ampliar interface do CRP com os movimentos e representações estudantis, aproximando-os do cotidiano da profissão de forma a fortalecer ambos.

Proposta 08

Promover um espaço permanente de diálogos sobre a formação de psicologia junto as entidades formadoras a partir de uma comissão interna de integração e articulação.

Proposta 09

Incentivar pesquisas locais quanto ao fazer do psicólogo mantendo os dados atualizados, com o objetivo de identificar e esclarecer quais as práticas profissionais no Estado.

2º Eixo Temático – Contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de trabalho

Proposta 01

Fomentar o diálogo entre a psicologia e os movimentos sociais e as políticas culturais locais e intersetoriais.

Proposta 02

Fomentar a criação de grupos de trabalho e ampliar os grupos de referências existentes com o objetivo de congregar profissionais de psicologia para dialogar sobre práticas e formação no seu campo de atuação.

Proposta 03

Fomentar a discussão sobre a prática profissional dos de psicólogos nos processos de gestão e pautados em modelos de corresponsabilização e gestão participativa.

Proposta 04

Acompanhar e avaliar, através de grupo de trabalho a execução das propostas aprovadas no COREP anterior; apresentando relatórios no COREP seguinte.

Proposta 05

Manter diálogo permanente com os Sindicatos sobre questões relativas a prática profissional;

Proposta 06

Promover discussões acerca de uma política de interdisciplinaridade entre os psicólogos e

outras categorias profissionais.

Proposta 07

Dialogar com Instituições de Ensino Superior para articulações das questões políticas, das garantias de direitos e lutas contra as desigualdades sociais nos cursos de Psicologia.

Proposta 08

Incentivar o diálogo dos sistemas conselhos com os cursos de psicologia, empreendendo estratégias de maior aproximação especialmente com aqueles recentemente criados.

Proposta 09

Potencializar a política de acolhimento e orientação de competências técnicas e éticas quanto à atuação dos profissionais, no âmbito do CRP.

Proposta 10

Fomentar o diálogo entre a psicologia e os movimentos sociais e as políticas culturais locais e intersetoriais.

3º Eixo Temático – Estadual – Ampliação da participação da psicologia e sociedade nas políticas públicas

Proposta 01

Fomentar grupos de referência contínuos e fóruns permanentes nas microrregiões do estado com os profissionais da Psicologia que atuam nas políticas setoriais voltadas para a troca de experiências, diálogos e qualificação profissional.

Proposta 02

Articular com os movimentos sociais e culturais no intuito de produzir saberes críticos que contribuam para a construção da cidadania.

Proposta 03

Avançar e apoiar o desenvolvimento e a publicização de pesquisas acerca das práticas e condições de trabalho dos Psicólogos nas políticas públicas em Alagoas em parcerias com as agências formadoras.

Proposta 04

Realizar através do CRP e do CREPOP o levantamento, acompanhamento e avaliação contextualizados das atividades desenvolvidas pelos profissionais de Psicologia nas políticas públicas em Alagoas, com ênfase no processo da reforma psiquiátrica.

Proposta 05

Promover Incentivar o diálogo entre os profissionais de Psicologia, outras categorias e a sociedade no sentido de fortalecer as políticas públicas.

Proposta 06

Promover seminários em parcerias com agências formadoras, com as Secretarias Municipais e Estaduais e Ministério Público para discussão de políticas públicas.

Proposta 07

Fortalecer a inserção ativa da Psicologia nos diferentes espaços e estratégias de controle social, de modo articulado em torno de um projeto político comum.

Proposta 08

Avançar no processo de interiorização da Psicologia no campo rural e na periferia dos grandes centros urbanos, tanto da profissão quanto da formação.

Proposta 09

Priorizar o uso de metodologias participativas nos fóruns e espaços de discussão.

Proposta 10

Elaborar plano de gestão do Sistema Conselhos de Psicologia, baseado nas diretrizes retiradas no último COREP/CNP.

 

 

Com os trabalhos finalizados às 16 horas, posteriormente, as 16h30, foi realizada a eleição para a participação dos delegados de Alagoas no Congresso Nacional de Psicologia. 24 psicóloga/os se candidataram e se apresentam para participarem do VIII CNP. Dos 32 delegados aptos para votar, estavam presentes 31 votantes no momento. O resultado do pleito eleitoral aclamou assim os 9 delegados titulares eleitos e 2 suplentes, por ordem de classificação:

TITULARES
1. IZOLDA DIAS – 19 votos
2. ROGÉRIO FERRO – 19 votos
3. EDUARDO AUGUSTO – 18 votos
4. FABIANO LEIRIAS – 18 votos
5. LUCITÂNIA GOMES – 18 votos
6. ROCHA JR. – 15 votos
7. JEFFÉRSON BERNARDES – 14 votos
8. EDNA SILVA – 12 votos
9. EYRE MALENA – 12 votos

SUPLENTES
10. RENATA GUERDA (1ª SUPLENTE)
11. UBIRATÂNIA AMORIM (2ª SUPLENTE)

VI Congresso Regional de Psicologia - COREP AlagoasComo representante dos estudantes para participar do VIII CNP, foi escolhido o acadêmico Farley de Melo Carneiro, do 9º período do Centro Universitário CESMAC.

Três Moções foram apresentadas e aprovadas no VI COREP Alagoas: entre elas, uma de repúdio ao Deputado Federal Marcos Feliciano, presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara Federal.

Após a escolha dos delegados, o presidente da Mesa Diretora, às 18 horas, deu como prazo final as inscrições das chapas para concorrerem à eleição no CRP-15, a ser realizada dias 26 e 27 de Agosto (Dia do Psicólogo).

Por fim, a mesa diretora agradeceu e parabenizou a presença e participação do/as psicólogo/as no VI Congresso Regional de Psicologia.

Álbum completo das fotos do VI COREP Alagoas estão nos link’s do Facebook:

(19 de Abril) http://www.facebook.com/media/set/?set=a.439018799517087.1073741835.292344770851158&type=1
(20 de Abril) http://www.facebook.com/media/set/?set=a.439182112834089.1073741836.292344770851158&type=1

Texto: ASCOM CRP-15
Fotos: Marcelino Freitas Neto