A exposição itinerante “Psicologia: 50 anos de Profissão no Brasil” prestigiou centenas de pessoas e todos os acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais psicólogos, ficando de 16 à 26 de outubro na Faculdade Integrada Tiradentes (FITS).
A exposição que ficou durante dez dias localizada no Hall Central do Bloco ‘B’ de Psicologia da FITS, em Cruz das Almas, mostrou a trajetória ética, política e cultural do ofício do psicólogo em terras brasileiras, através de painéis e vídeos. A iniciativa é uma boa oportunidade para matar a curiosidade a respeito da prática, e descobrir o quanto os acontecimentos históricos estão intimamente ligados à evolução do profissional ao longo das décadas.A presença da Psicologia como saber foi apresentada em seis fases: O período entre 1500 e 1808, com a atuação dos jesuítas e a ideologia iluminista; os anos de 1808 a 1889, com a instalação da coroa portuguesa no Brasil e a abertura das Faculdades de Medicina e Direito, O conhecimento dos anos 1890 a 1930, com a autonomização da profissão; a consolidação entre a década de 30 e 60, através de estudos, congressos, organizações e prática; A luta contra um regime autoritário entre as décadas de 60 e 80; e a expansão e compromisso social dos anos 80 até os dias atuais.A Mostra, uma realização do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e conjunto com o Conselho Regional de Psicologia e Alagoas (CRP-15), fez um breve histórico do cinquentenário da Psicologia em nosso país.Segundo a estudante do oitavo período do curso de Psicologia, Beatriz Gois,
“é um momento importante para a categoria e a academia refletir toda a história da Psicologia e contribuir daqui para frente”. Já a acadêmica do décimo período, Andréa Gusmão, disse que é uma forma de conscientização de todo o percurso histórico da Psicologia até a atualidade.
“Serve como reflexão para os futuros estudantes da área”, concluiu.
A psicóloga recém formada, Eyre Malena, falou que o momento é um marco histórico importante, que vem mostrar a evolução da profissão em campo científico e o quanto ela evolui, e diante de tudo o que a gente conquistou até hoje. Eyre lembrou também que é um desafio o que se tem para fazer daqui em diante, nos campos ainda não legitimados e não discutidos. “Aproveitem que a profissão é bonita e bastante promissora no campo de mercado de trabalho”, destacou a profissional.
Já a professora da disciplina “Psicodiagnóstico” da FITS e psicóloga Gabriela Moura, mencionou que foi uma ideia bastante interessante dos realizadores da exposição. “Dá um parâmetro geral do que é a história da Psicologia em nosso país, mostrada em fotos e vídeo. Chama à atenção para os alunos e os profissionais que trabalham na instituição”, frisou a professora, que leciona outras matérias na faculdade, com destaque para “Psicanálise: Matriz do Pensamento Psicológico I” e “Estágio Supervisionado em Psicologia”.
Fotos: Marcelino Freitas Neto – ASCOM / CRP-15