Institucional

O Conselho Regional de Psicologia é uma autarquia criada através da Lei Federal nº 5766, de 20 de dezembro de 1971. Tem como suas atribuições a regulamentação do exercício profissional, reunindo 20 conselhos profissionais do Brasil. No caso da profissão de psicólogo, a regulamentação deu-se com a promulgação da Lei nº 4119 de 27 de agosto de 1962. O Conselho não é um órgão promotor de conhecimentos, tampouco órgão corporativo de defesa profissional (papel este das instituições formadoras e dos sindicatos), mas sim, órgão defensor da sociedade e promotor do bom exercício profissional.

A história do Conselho Regional de Psicologia tem início bem antes de sua fundação, que aconteceu em 1996.

Em 1992, os psicólogos alagoanos passaram a ser representados através de um Escritório Setorial de Psicologia, conhecido como Delegacia de Psicologia, que era subordinado ao estado de Pernambuco. Olívia Noris Cunha de Farias era a coordenadora. Nesse ano, o escritório realizou o I Seminário de Psicologia Hospitalar. Em setembro, a psicóloga Elena Tenório assumiu o cargo de coordenadora do Escritório Setorial.

Os anos seguintes foram marcados pela realização de diversos eventos de integração profissional da categoria, como I e II Encontro de Integração dos Psicólogos de Alagoas, o I Forum de Integração Multiprofissional e o II Forum do curso de Psicologia da UFAL. O Escritório ganhou notoriedade entre outras categorias, participando da mesa redonda sobre honorários profissionais no VI Congresso Alagoano de Medicina, e fazendo parte do Congresso Regional Constituinte de Psicologia, que aconteceu em Recife. No final de 1995, a atual coordenadora Elena Tenório encerrou sua gestão, que propiciou a mudança de local do Escritório que dividia o mesmo espaço físico com o Sindicato dos Psicólogos. Na época, o novo espaço resultou numa melhor definição dos papéis de cada instituição.

No ano de 1996 foi aprovada, no II Congresso Nacional de Psicologia (CNP), a criação do Conselho Regional em Alagoas. O psicólogo Benedito Cedrim foi eleito pelo Conselho de Pernambuco para presidir a junta governativa, até à eleição dos conselheiros. No ano seguinte, já independente de Pernambuco, o CRP 15 realizou eleições para o seu I Plenário. Os conselheiros elegeram o psicólogo Lourenço Leirias para ser o primeiro presidente do CRP 15, sendo reeleito em 1998.

Em 2001, o CRP 15, em parceria com o Ministério Público, fiscalizava instituições que assistem pessoas portadoras de transtornos mentais e participava de reuniões junto aos Conselhos da área da saúde e representantes dos hospitais psiquiátricos do estado de Alagoas. No mesmo ano, o Conselho ficou sob interdição da junta governativa, presidida por Aluízio Brito, até a realização da terceira eleição do Conselho. O III Plenário foi presidido pela psicóloga Laeuza Farias.

O destaque do ano de 2002 foi a criação das comissões temáticas, com o objetivo de qualificar a participação do Conselho em áreas estratégicas, além de aproximar os psicólogos como colaboradores. Foram elas: Hospitalar, Comunicação, Saúde, Direitos Humanos, Combate a Violência da Criança e do Adolescente, e Jurídica. Em comemoração ao Dia do Psicólogo, foi realizada a I Semana Integrada da Psicologia Alagoana, em parceria com as entidades formadoras, UNIPSICO e CFP, em Maceió e Arapiraca, dando continuidade as ações de interiorização do Regional. Em seguida o Conselho passou por mudanças estruturais, com a conclusão da reforma e ampliação do auditório (que passou a ter capacidade para 50 pessoas), e de informatização e modernização, com a contratação de uma Assessoria de Comunicação por meio de licitação, tornando o atendimento mais ágil e eficiente.

No período de 7 a 8 de maio de 2004, o CRP-15 promoveu o Congresso Regional de Psicologia (5º COREP). No início do segundo semestre foi realizada uma reformulação do regimento interno do Conselho. A iniciativa partiu da Chapa 12 – Ética e Compromisso Social, eleita com 530 votos (vencendo a Chapa 11 – Ética e Competência que obteve 278 votos) no dia 22 de setembro, durante a IV Plenária. Já no ano seguinte, uma série de medidas foram implantadas no CRP-15 como forma de dinamizar as ações e aproximar a entidade dos psicólogos. A readaptação da sede do Conselho, com instalação de instrumentos eletrônicos para garantir a segurança interna, foi uma das medidas. Ao mesmo tempo, o Conselho começou a se projetar nas ações de Políticas Públicas do Estado; primeiramente com a realização do Dia Nacional de Inclusão Social que reuniu, em Maceió, vários segmentos da área de Educação, Psicologia e áreas afins para discutir a inclusão dos segmentos discriminados nas unidades de ensino do Estado. A iniciativa resultou na promoção do Curso de Libras realizado nesse ano, pelo CRP-15 em duas etapas. A realização de seis edições da 4ª PSI também foi um marco importante. Foi retomada a veiculação do Portal www.crp15.org.br, um eficaz instrumento de divulgação e de contato com a categoria. O Jornal do Psicólogo ganhou nova programação visual e mais espaço dedicado aos profissionais. Porém, a realização do Dia do Psicólogo (exclusivo para debates, palestras e atividades culturais) reuniu mais de 500 pessoas, entre profissionais e estudantes, sendo assim o evento marcante para o Conselho no ano de 2005.

Um dos maiores eventos da categoria, o V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (CONPSI), foi realizado de 23 a 26 de maio de 2007, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia de Alagoas em parceria com o curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas e o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Ensino Superior de Alagoas (Cesmac) e da Secretaria Estadual de Turismo (Setur). O CONPSI reuniu cerca de 4.500 participantes entre psicólogos, estudantes de Psicologia, professores, pesquisadores e doutores da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia e da Associação Brasileira de Neuropsicologia, assim como as demais entidades que formam o Fórum Nacional da Psicologia Brasileira, bem como profissionais de áreas afins do Brasil e do exterior. No mesmo ano foi eleita oficialmente, na V Plenária, a gestão “Ética e Compromisso Social” que acatou para a função de Conselheiro e Presidente o Psicólogo José Felix Vilanova Barros (CRP 15/0160), eleito para o triênio 2007/2010.

Em 2008, a celebração ao Dia do Psicólogo aconteceu no Centro Cultural e de Exposições de Maceió. O Conselho Regional de Psicologia promoveu um ciclo de palestras e debates e contou com grande participação de estudantes, professores e profissionais da categoria. Mais de 500 convidados prestigiaram o maior evento da Psicologia em Alagoas. Em setembro, foi discutido em sessão deliberativa, ocorrida no plenário da Câmara Municipal de Maceió (CMM), o VETO INTEGRAL do Excelentíssimo Senhor Prefeito de Maceió, Cícero Almeida, ao projeto de Lei, n° 5.647/06, que autoriza o Poder Executivo a implantar assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Maceió. Na ocasião, os 14 vereadores presentes na sessão, derrubaram por unanimidade o veto.

CRP-15 - Conselho Regional de Psicologia 15ª Região Rua Professor José da Silveira Camerino, 291 - Farol. CEP 57.055-630 Maceió - AL
Fone: (82) 3241-8231 - Fax: (82) 3241-3059 - Email: crp15@crp15.org.br