24 de Novembro: 20 anos CRP-15 (1996/2016)

Você sabia que exatamente hoje (24/11) o CRP-15 completa 20 anos de história em Alagoas, emancipado de Pernambuco (CRP-02)?
 
PARA ENTENDER UM POUCO MELHOR, SEGUE ABAIXO UM BREVE RELATO HISTÓRICO DE COMO ISSO TUDO COMEÇOU, ATÉ OS DIAS ATUAIS…
 
1992
A Psicologia alagoana era representada por um Escritório Setorial de Psicologia, conhecido como Delegacia de Psicologia, subordinado a Pernambuco. Olívia Noris Cunha de Farias foi a primeira coordenadora. Em setembro do mesmo ano, a psicóloga Elena Tenório assume a coordenação do Escritório Setorial.
 
1995
Elena Tenório, despede-se da coordenadoria do Escritório. Sua gestão propiciou a mudança de local do Escritório que dividia o mesmo espaço físico com o Sindicato dos Psicólogos de Alagoas.
 
1996
O II Congresso Nacional de Psicologia (CNP) aprova a criação do Conselho Regional em Alagoas (15 Região) e o psicólogo Benedito Raimundo de Arruda Cedrim é eleito pelo Conselho de Pernambuco para presidir a junta governativa até à eleição dos novos conselheiros.
 
1997
Já independente de Pernambuco, o CRP-15 realiza eleições para o seu I Plenário, onde a categoria elegeu o psicólogo Lourenço Leirias para ser o primeiro presidente do Regional Alagoas.
 
1998
Marcou as eleições do II Plenário. O psicólogo Lourenço Leirias foi reeleito presidente.
 
2001
O CRP-15 fica sob interdição de uma Junta Governativa, presidida pelo psicólogo Aluízio Brito, até a realização da terceira eleição do Conselho, elegendo a psicóloga Laeuza Lúcia da Silva Farias para presidir o III Plenário.
 
2002
Foi marcado pela Criação de Comissões Temáticas do Conselho em áreas estratégicas: Hospitalar, Comunicação, Saúde, Direitos Humanos, Jurídica e Combate a Violência da Criança e do Adolescente. O ano marcou também a realização da I Semana Integrada da Psicologia Alagoana, tendo como parceiros o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Cooperativa de Trabalho em Psicologia (Unipsico Alagoas), comemorando o Dia do Psicólogo, em Maceió e Arapiraca.
 
2003
Marcou a Conclusão da reforma e ampliação do auditório, que passou a ter capacidade para 50 pessoas. Houve também a informatização e modernização do arquivo do CRP-15, agilizando assim o atendimento.
 
2004
Aconteceu eleição para a escolha do IV Plenário, onde duas chapas concorreram: Ética e Competência e a Chapa Ética e Compromisso Social, vencedora com 530 votos, elegendo o psicólogo Lourenço Leirias.
 
2007
A capital alagoana sediou um dos maiores eventos da categoria, o V Congresso Norte-Nordeste de Psicologia (CONPSI), no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, promovido pelo CRP-15, reunindo cerca de 4.500 participantes. Também em 2007, foi eleita a gestão ‘Ética e Compromisso Social’ para o V plenário, que teve como presidente o psicólogo José Félix Vilanova Barros.
 
2008
Foi marcado pela realização de uma Sessão Deliberativa na Câmara Municipal de Maceió que discutiu o Veto Integral do Prefeito de Maceió, Cícero Almeida, ao projeto de Lei n° 5.647/06, que autorizava o Poder Executivo a implantar assistência Psicológica e Psicopedagógica em todos os estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Maceió. Na ocasião, os 14 vereadores presentes na Sessão, derrubaram por unanimidade o veto.
 
2010
Aconteceu eleição para a escolha do VI Plenário, elegendo o psicólogo Benedito Raimundo de Arruda Cedrim.
 
2011
Deu início a reforma e ampliação geral nas dependências do CRP-15, com a construção do prédio anexo, compondo um auditório para 170 pessoas; um miniauditório para 50 lugares; uma biblioteca e 08 salas para as Comissões e as Assessorias.
 
2013
Marcou a conclusão da reforma e ampliação do CRP-15 e a eleição para a escolha do VII Plenário, onde duas chapas concorreram, elegendo assim o psicólogo José Félix Vilanova Barros para presidente.
 
E finalmente 2016, marcado por um processo eleitoral inedito em Alagoas, onde três chapas fizeram um pioneiro debate para a categoria no Auditório do CRP-15 e concorreram para a escolha do VIII Plenário do Regional Alagoas, reelegendo o presidente Félix Vilanova.
 
… E ASSIM, O CRP-15 CONTINUA A CONTAR ESSA BONITA HISTÓRIA – DE LUTAS E CONQUISTAS – ALCANÇADA DURANTE ESTES 20 ANOS!
 
PARABÉNS AOS CONSELHEIROS E CONSELHEIRAS DE TODOS OS OITO PLENÁRIOS ELEITOS DO CRP-15!
 
PARABÉNS A TODOS QUE FIZERAM/FAZEM PARTE DO CRP-15 (FUNCIONÁRIOS, ASSESSORES, COLABORADORES)!
 
PARABÉNS, PSICÓLOGAS E PSICÓLOGOS!
 
PARABÉNS, CRP-15!
 
#20anosCRP15 #Psicologia #Alagoas

Fotos: Arquivo Pessoal CRP-15 com Marcelino Freitas Neto (ASCOM CRP-15)