Destaque

CRP-15 realizou palestra sobre gestão de riscos psicossocias com José Carlos Zanelli e comemorou 23 anos de implantação do Conselho em AL

Na noite da última terça-feira (19) o Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) realizou por meio da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT) uma palestra com o tema “Dos fatores de risco aos fatores de proteção psicossocial relacionados ao trabalho” que foi ministrada pelo psicólogo e doutor José Carlos Zanelli (CRP-12/00972) no auditório deste Conselho. Na ocasião, também foi comemorado o aniversário de 23 anos do CRP-15.

A palestra teve a presença de dezenas de profissionais e estudantes de Psicologia que prestigiaram o referido psicólogo que trouxe grande colaboração acerca do tema proposto.

Segundo o professor doutor José Carlos Zanelli (CRP-12/00972), durante a palestra foi falado fundamentalmente sobre gestão de riscos psicossociais relacionados ao trabalho. “O tema envolve vários fenômenos vinculados à saúde e, por consequência a produtividade dos trabalhadores, algo que o psicólogo brasileiro ainda está despertando e tem muito o que fazer. É preciso preparar o profissional para reduzir os riscos psicossociais nas nossas organizações”, explicou.

A presidente do CRP-15, Zaíra Rafaela Lyra Mendonça (CRP-15/2558), comentou que foi uma grande satisfação receber um professor e um palestrante do porte do José Carlos Zanelli que, na verdade é alguém que marca a formação de uma geração no âmbito da Psicologia Organizacional e do Trabalho. “Considero que iniciamos com chave de ouro os eventos desta gestão, inclusive prestigiando áreas que historicamente são negligenciadas pelo Sistema Conselhos. É importante que todos entendam que a marca desta gestão é a valorização de todas as áreas da Psicologia. O feedback dos participantes foi nem satisfatório tanto dos profissionais quanto dos estudantes. Alguns lamentaram a ausência de colegas que atuam na área organizacional, pois acabaram perdendo a oportunidade de assistir a uma palestra de grande conteúdo e de aproveitar o momento para enriquecer seus conhecimentos”.

Para uma das participantes da palestra, a psicóloga Morgana Rolemberg de Melo (CRP-15/4422), o José Carlos Zanelli trouxe uma tema bastante atual que é a capacidade de atuação do profissional a nível Brasil. “Foi de fundamental importância trazer a temática do conhecimento das práticas que acontecem tanto dentro das organizações quanto outras possibilidades fora do RH. Hoje, o psicólogo está voltado para o RH, mas existem outras áreas de atuação, sobretudo avaliando riscos de fatores psicossociais, e a partir disso gerando um melhor clima organizacional. O momento foi de um grande ganho para nós profissionais”, comentou.

Outra participante, a psicóloga Gilmara Geisa Santos Correia (CRP-15/4550), pontuou que a palestra foi muito boa porque ele apontou o caminho para soluções relacionadas a Psicologia nas organizações. “É disso que a Psicologia precisa”.

O presidente da Comissão da POT do CRP-15, Bruno Gustavo Lins de Barros (CRP-15/2891), disse que estamos em uma época de falta de investimentos na produção científica e de uma total ausência de consciência política e social que atinge todos nós, e principalmente as empresas cada vez mais sem recursos. “A missão da atual comissão é de mobilizar a categoria e unir forças em busca de conhecimentos. A ideia é evocar questões relacionadas ao trabalho humano, visando discutir temas como prevenção e promoção da saúde do trabalhador. A satisfação em relação ao evento e os feedbacks positivos dos participantes nos torna ainda mais desafiados em busca de uma Psicologia mais atuante e humana”.

Na oportunidade, houve momento para a venda e autógrafos dos livros publicados pelo palestrante e sorteio para congressos entre os participantes do evento.

Texto: Deisy Nascimento

ASCOM: CRP-15