Destaque

Parabéns as(aos) Psicólogas(os) que atuam no serviço público

Acompanhando essas transformações sócio-culturais, verificamos o aparecimento de novos espaços para a prática da Psicologia, reveladores de novas tendências no próprio “perfil” profissional. A entrada d(a)o Psicóloga(o) em novos campos de atuação profissional tem exigido respostas para problemáticas até então desconhecidas no campo da formação acadêmica delineando-se, assim, questões relativas à própria identidade profissional do psicólogo nos campos de trabalho recém construídos, tendo o serviço público a finalidade de atender necessidades da sociedade.

A importância d(a) o profissional da Psicologia se dá, além da atuação na àrea da Psicologia comunitária caracterizada pelo reconhecimento da alteridade nos diferentes meios socio-econômicos – e da intervenção psicológica clínica (posto de saúde da família, Centro de Atenção Psicossocial, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do SUAS etc.), também e principalmente por sua contribuição à atenção primária à saúde, que inclui o trabalho na prevenção de doenças assim como a integração dos profissionais envolvidos na equipe.

De acordo com os princípios fundamentais do Código de Ética do Psicólogo, a(o) Psicóloga(o) trabalha visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribui para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Atua com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, economia, social e cultural.

O CRP/ 15 reconhece e enaltece a importância dessa categoria e parabeniza a todos os servidores públicos do estado e em especial aos profissionais da Psicologia.