Destaque

Conselheiras do CRP-15 entregam relatório ao presidente do TJ/AL que tratam de demandas da categoria

Membros do Conselho Regional de Psicologia (CRP-15) se reuniram na manhã da última sexta-feira (13) com o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Tutmés Airan e com representantes do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) para debater sobre as demandas das categorias ligadas as tarefas solicitadas pelo Judiciário a essas profissionais.

Segundo Tutmés Airan, hoje existem muitas decisões judiciais que determinam a realização de certas diligências por profissionais de Alagoas. “Historicamente falando, em face da ausência desse serviço no Poder Judiciário, nós encaminhávamos todas as demandas para as equipes do Poder Executivo. Uma transferência de responsabilidade que a rigor não é razoável”, reconheceu Tutmés Airan.

A ideia agora é que o TJ/AL trabalhe para ter suas próprias equipes multidisciplinares em quantidade suficiente, por isso a realização de um processo seletivo para psicólogas, assistentes sociais e pedagogas. Elas são necessárias principalmente nos processos de família.

As conselheiras do CRP-15, Zaíra Rafaela Lyra Mendonça (CRP-15/2558) e Tamiris Ferreira de Assis Silva (CRP-15/3051) fizeram a entrega do relatório de dados referentes às requisições que chegam da Justiça para as profissionais, e agradeceram a compreensão do presidente do Judiciário.

De acordo a Psicóloga e conselheira do CRP-15, Tamiris Ferreira de Assis Silva (CRP-15/3051), o desembargador e presidente do Tribunal demonstrou que está aberto para continuar esse diálogo com as categorias, principalmente após o processo seletivo, para que as equipes comecem a atuar nessas demandas”.

A conselheira Zaíra Rafaela Lyra Mendonça (CRP-15/2558) contou que o presidente se comprometeu ainda em intermediar junto à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES) a construção e definição do fluxo de protocolo de atendimento e informações entre as demandas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema de Justiça. “Isso proporcionará um alinhamento nas intervenções entre as equipes já existentes, do SUAS, e as equipes que estarão iniciando seus trabalhos em breve no âmbito da Justiça”, finalizou.

Redação com TJ/AL