Destaque

Evento com o tema “Suicídio e a ética jornalística” atraiu muitos profissionais e estudantes

O Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-15) juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) realizou na última quarta-feira (31) um evento com o tema “Suicídio e a ética jornalística”.

Na ocasião, o evento teve a paricipação de profissionais e estudantes de diversas áreas e ocorreram debates ligados ao assunto. Foram apresentados dados estatísticos a respeito do suicídio em Alagoas.

O evento teve como mediador o psicólogo e jornalista José Arnaldo dos Santos (CRP-15/4132), trouxe a Suzzana Bernardes que é médica psiquiatra, presidente da Associação Alagoana de Psiquiatria coordena a área técnica de psiquiatria do CREMAL. O momento também teve a participação da Rita Murta que é assistente social, Gerente de Doenças Não-Transmissíveis (GEDANT/SESAU), bem como houve a contribuição dos jornalistas Oscar de Melo e Thiago Correia, ambos da TV Pajuçara.

Segundo a presidente do CRP-15, Laeuza Lúcia da Silva Farias (CRP-15/0229), o debate foi importante para levantar o tema ligado ao suicídio e a ética jornalística durante a veiculação de matérias que tratam do fato em si e o modo como é divulgado. “O debate foi rico, pois mostrou dados estatísticos importantes acerca do tema proposto e de como deve ser trabalhado pela imprensa”.

Para a Psiquiatra Suzzana Bernardes, o evento que aconteceu na sede do CRP-15 abordou o tema suicídio por um ângulo onde vários profissionais de áreas distintas apresentaram suas experiências de maneira única. “Foi de fundamental importância trazer o tema pra debate neste momento. Parabenizo a SESAU e o CRP-15 pela parceria para a realização desse evento. Espero que seja apenas o primeiro de vários que se seguirão. A Associação Alagoana de Psiquiatria estará sempre disponível para parcerias e para levar informações tão pertinentes aos profissionais e a população em geral”, disse.

De acordo com o jornalista e repórter da TV Pajuçara, Thiago Correia, foi uma experiência muito produtiva. “De transmissão de conhecimento e recebimento de percepções que são importantes para a construção do profissional. Essa interação entre os que tratam do problema e aqueles que o divulgam é fundamental para que possamos criar ou estabelecer métodos conscientes e realmente eficazes no combate a um problema tão sério como é o suicídio. Aprendi muito e tenho certeza que o conhecimento adquirido hoje será colocado em prática em todas as futuras reportagens sobre o tema. Espero que essa experiencia se repita mais vezes, só o diálogo aberto entre todos pode nos fornecer mecanismos de abordagens mais humanas sobre o tema. O CRP-15 está de parabéns!”, finalizou.