Destaque

CRP-15 promove I Encontro Alagoano de Psicologia na Assistência Social

Nos dias 01 e 02 de junho, o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, através da sua Comissão Estadual de Psicologia na Assistência Social – COEPAS, em parceria com sua Subsede em Arapiraca e com o apoio da Associação Brasileira de Psicologia na Assistência Social – ABRAPAS, promoveu o I Encontro Alagoano de Psicologia na Assistência Social com o tema: Relações entre o SUAS e o Sistema de Justiça.
O evento, sediado em Maceió na sexta-feira (01) e em Arapiraca no sábado (02), reuniu profissionais e acadêmicos para um debate sobre o fazer da psicologia na assistência social, suscitando discussões relevantes acerca da organização do psicólogo nesta política pública e sua relação com o Sistema de Justiça.

O palestrante, Psicólogo Enrico Martins Braga (CRP-04/21866), enfatizou a importância do evento como ferramenta de difusão da temática. “O primeiro Encontro Alagoano de Psicologia na Assistência Social foi um evento muito proveitoso para a categoria conversar e problematizar as questões que dizem respeito à atuação da psicologia na assistência social, principalmente sobre as demandas que o sistema de Justiça realiza para os profissionais que atuam nos serviços socioassistenciais. Foi uma oportunidade de pensar alternativas para lidar com essas demandas. A expectativa é que o evento tenha gerado questões para serem trabalhadas pelos gestores, entre os órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público, através da política pública de assistência social nos municípios”.

Maceió

Psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS de Boca da Mata, Claudiana Marques da Costa (CRP-15/2101), participou como ouvinte do primeiro dia do encontro, em Maceió, e ressaltou sua opinião sobre a temática abordada e seu valor para a categoria. “Para mim é uma oportunidade ímpar. Nós que trabalhamos na área da assistência social sabemos a dificuldade que é para que o Poder Judiciário entenda e perceba a relevância do nosso trabalho. Há uma dificuldade enorme na comunicação, sobre o que nós falamos e o que eles solicitam. Eventos como o de hoje nos conscientiza enquanto categoria e fortalece o lado do psicólogo nessas discussões, ainda mais pelo apoio do Conselho no esclarecimento de questões tão relevantes para nossa área”.

Arapiraca

No segundo dia do encontro, a Psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Mangabeiras e membro da Comissão de Interiorização da Subsede do CRP-15, Ilânia Karine Bispo de Araújo (CRP-15/1871), enfatizou a necessidade da união da categoria e parabenizou o CRP-15 pela iniciativa de promoção do evento. “Nos últimos anos o Conselho tem promovido vários eventos com temas diversificados, destacando a sua presença no interior. É importante a contribuição de todos, buscando dialogar, conversar e compartilhar experiências da nossa prática, desenvolvendo assim melhorias nas condições de vida e de trabalho de todos ligados à categoria, fortalecendo o vínculo entre profissionais, e até mesmo entre os estudantes que sempre marcam presença nos eventos”.

Ao final do evento, Tamiris Ferreira de Assis Silva (CRP-15/3051), Psicóloga, Conselheira do CRP-15 e membro da COEPAS, declarou suas expectativas sobre os frutos do encontro, através da presença da categoria e reiterou o apoio do Conselho na promoção do desenvolvimento da Psicologia através da disseminação do conhecimento em todo o estado. “Acredito que o I Encontro Alagoano de Psicologia na Assistência Social atingiu as expectativas da Comissão, principalmente no que diz respeito à participação ativa dos psicólogos que estavam presentes. A partir desse encontro começamos a visualizar algumas possibilidades de atuação frente às demandas solicitadas pelo Sistema de Justiça, considerando que é apenas o primeiro passo. Essa discussão precisa ser ampliada e amadurecida para que seja favorável para todos os atores envolvidos nesta temática. Nosso evento foi somente um dos degraus que conquistamos no caminho para a resolução dessas questões”.

O I Encontro Alagoano de Psicologia na Assistência Social foi marcado pela presença e grande participação da categoria, reforçando o compromisso do CRP-15 no progresso contínuo da Psicologia alagoana.