Comissão de Direitos Humanos

CRP-15 realiza Roda de Conversa sobre a Luta antimanicomial na Faculdade Pitágoras

Na última quarta-feira (23), aconteceu na Faculdade Pitágoras uma Roda de Conversa sobre a Luta Antimanicomial. O evento, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Alagoas – CRP-15, através do GT População em Situação de rua da sua Comissão de Direitos Humanos, contou com a participação dos GTs de Diversidade de Gênero, e Sistema Prisional e Sistema Socioeducativo.

Durante o encontro foram discutidas as conquistas dos 30 anos da Luta antimanicomial, e os desafios enfrentados pela Reforma Psiquiátrica, no âmbito da Saúde Mental do país, sob diferentes perspectivas. Outro ponto alto foi o debate sobre os avanços nas políticas públicas referentes à Saúde Mental, como as residências terapêuticas, e o comparativo entre as leis de internação, os hospitais psiquiátricos e o sistema penitenciário através do manicômio judiciário.

O evento foi marcado pela participação ativa entre os presentes, através de relatos de experiências pessoais e familiares relacionadas à temática, enfatizando a importância da humanização nos cuidados, acolhimento e atendimento das pessoas que sofrem com algum transtorno mental, como ferramentas de promoção da ressocialização e reintegração do mesmo.