Destaque

CRP-15 integra GT Políticas para Mulheres do CFP

Na última sexta-feira (11), aconteceu o primeiro encontro do grupo de trabalho – GT Políticas para Mulheres, criado pela Assembleia de Política, Administração e Finanças – Apaf. Além do Conselho Federal de Psicologia – CFP, representado pela Psicóloga e Conselheira do CFP, Sandra Elena Sposito (CRP-49858), e do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas – CRP-15, representado pela Psicóloga e Secretaria do Conselho, Zaíra Rafaela Lyra Mendonça, (CRP-15/2558), o GT é composto por representantes dos seguintes Conselhos Regionais: 3 (Bahia), 8 (PR), 16 (ES), 18 (MT) e 20 (AM, RR, AC e RO).

O objetivo do grupo é a elaboração de uma resolução do sistema conselhos sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, reunindo informações e referências, através da Psicologia. Além disso, estão em pauta as temáticas femininas, num contexto social. No Brasil, segundo levantamento do G1, já são 4.473 homicídios dolosos em 2017, sendo 946 feminicídios, um aumento de 6,5% em relação a 2016. Em outras palavras, em média, uma mulher é assassinada a cada duas horas no país. Em Alagoas, segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado – SSP/AL, 76 mulheres foram vítimas de feminicídio nos últimos três anos. Em 2017, das 74 mulheres assassinadas, 31 foram classificadas como feminicídio.

A Psicóloga e Secretaria do CRP-15, Zaíra Rafaela Lyra Mendonça, (CRP-15/2558), destacou a importância da criação do GT como meio de disseminar e conscientizar a sociedade sobre os desafios contemporâneos, históricos e políticos relacionados a jornada feminina: “O grupo de trabalho Políticas para Mulheres tem como finalidade incentivar a discussão de questões voltadas para o exercício profissional da categoria, com enfoque na participação feminina, através das representantes de Conselhos de todas as regiões do país, enquanto cidadãos e sujeitos sociais, buscando a problematização de conflitos que permeiam o cotidiano da mulher no âmbito nacional”.

O CRP-15 reitera seu compromisso na proteção de cada cidadão, através do apoio ao desenvolvimento da Psicologia em todo o país.

Confira vídeo com apresentação de integrantes do grupo de trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=cOaryhfGK18&feature=youtu.be