Destaque

CRP-15 sedia Roda de Conversa sobre práticas integrativas do SUS


Nessa quinta-feira (14), aconteceu no auditório do CRP-15 uma Roda de Conversa com o tema: A Psicologia e as novas práticas integrativas e complementares do SUS. O debate foi guiado pelas Psicólogas Kleidiana Barbosa Santos (CRP-15/3064) e Isabella Cavalcanti Maia (CRP-15/4135) e teve como objetivo discutir a Portaria nº 633, de 28 de março de 2017, que habilita o profissional da Psicologia a exercer técnicas da Medicina Tradicional Chinesa

A Psicóloga, Conselheira e Vice-presidente do CRP-15, Laeuza Lúcia da Silva Farias (CRP-15/0229) destacou o evento como uma maneira de abrir o olhar da Psicologia para essas práticas. “Eu vejo que há uma necessidade muito grande de que o profissional da Psicologia se aproprie dessas novas áreas que estão surgindo, transformando-as  em ferramentas de auxílio. É mais produtivo executar o diálogo entre todos esses fazeres do que tolher a utilização dos mesmos. Não podemos ficar parados no tempo. É uma questão de adaptação e crescimento profissional que deve ser observada e analisada de perto por todo o sistema conselhos”.

Sobre a iniciativa do CRP-15 em promover o debate, a Psicóloga Kleidiana Barbosa Santos (CRP-15/3064) comentou os desafios dessa nova jornada. “Gostaria de parabenizar o Conselho por realizar uma Roda de conversa com esse tema, como forma de incentivar os profissionais a estudar a relação da Psicologia no âmbito das práticas integrativas. É desafiador compreender o posicionamento e o fazer do Psicólogo nesse contexto e encontros como esse fortalecem as nossas esperanças em busca de reconhecimento. A presença e o comprometimento do Conselho são ferramentas essenciais para conseguirmos  essa vitória. ”

A Psicóloga Isabella Cavalcanti Maia (CRP-15/4135), ao final do evento, reiterou o sentimento de esperança entre os profissionais, pela regulamentação das práticas em conjunto com a Psicologia. “Esperamos que esses debates possam ampliar o nosso diálogo e aproximar os profissionais da Psicologia para um contato maior com as novas técnicas que estão agora a nossa disposição. Eu considero esse momento muito importante por disseminar a relevância dessa temática no âmbito da Psicologia em nosso estado”.

O encontro proporcionou uma grande troca de conhecimentos, teóricos e práticos, entre os presentes, reiterando o apoio e o compromisso do Conselho Regional de Psicologia em prol do desenvolvimento de toda a categoria no estado de Alagoas.