Destaque

CRP-15 celebra Dia da Consciência Negra com debate sobre relações raciais

Na manhã da última sexta-feira (24), o Conselho Regional de Psicologia promoveu, no auditório do CRP-15, uma Mesa Redonda com o tema Novembro Negro: Discutindo as relações raciais, em homenagem ao dia da Consciência Negra.

A mesa de abertura do evento foi formada pelo Presidente do CRP-15, José Félix Vilanova Barros (CRP-15/0160), pela Conselheira e Vice-Presidente do Conselho, Laeuza Lúcia da Silva Farias (CRP-15/0229), pela Conselheira e Secretária do CRP, Zaíra Rafaela Lyra Mendonça (CRP-15/2558) e pelo Conselheiro e Psicólogo do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas de Alagoas (CREPOP/AL), Liércio Pinheiro de Araújo (CRP-15/0364), que destacaram a relevância do encontro como forma de fortalecer a categoria como parte essencial na luta pelos direitos da sociedade, reafirmando a necessidade da união dos profissionais no combate a toda e qualquer repressão social.

O debate foi orientado pelo Psicólogo da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS – Maceió e Coordenador do CRAS Sônia Sampaio, Ricardo Rodrigues Andrade Junior (CRP-15/2711), pela Psicóloga da Secretaria de Saúde da cidade de Maceió e Prof. assistente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, Marcella de H. Padilha D. da Silva (CRP-15/2561), e a Mestra em Psicologia e Prof. da Faculdade Estácio de Alagoas, Maria Natália Rodrigues.

Na ocasião foi apresentada à categoria a cartilha Relações Raciais: Referências Técnicas para a Prática da(o) Psicóloga(o), elaborada através do CREPOP, que faz um mapeamento sobre o racismo dentro do país, como também das ações realizadas como ferramentas de resistência e de superação.

A Psicóloga Marcella de H. Padilha D. da Silva (CRP-15/2561), parabenizou o Conselho pela iniciativa em incentivar o debate sobre uma temática tão atual e necessária no contexto social do nosso estado. ”Esse evento é uma marca crucial do compromisso do CRP-15 em discutir essa temática das relações raciais dentro da Psicologia, envolvendo a figura do psicólogo no combate e na luta contra as desigualdades e a opressão racial. A publicação das cartilhas do Conselho Federal de Psicologia, em especial a de 2017, tem ao seu lado o apoio de instituições já conhecidas na luta contra o racismo dentro do Brasil, e realmente podem produzir grandes impactos na atuação dos profissionais da nossa área. A esperança é que essa discussão continue sendo disseminada e acolhida pela sociedade, sendo esse um passo essencial em nosso caminho na busca pela igualdade”.

O momento foi marcado pelo compartilhamento de experiências entre os presentes, reiterando o apoio e compromisso do Conselho Regional de Psicologia, em prol do desenvolvimento e proteção da sociedade alagoana.